humanidades

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LINGUAS E HUMANIDADES

Disciplinas de opção – 12º ano

Escolher duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções a)
Opções a)   Opções b)  

(**) O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

design_produto

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS

Disciplinas de opção – 12º ano

Escolher duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções a)
Opções a)   Opções b)  

 

(**) O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

economia

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS

Disciplinas de opção – 12º ano

Escolher duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções a)
Opções a)   Opções b)  

(**) O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

FQ

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

Disciplinas de opção – 12º ano

Escolher duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções a)
Opções a)   Opções b)  

(**) O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

avisoPSI

Serviços de Psicologia e Orientação Disciplinas Opcionais 12ºano

Com o objetivo de ajudar os alunos a tomarem uma decisão responsável e fundamentada, serão apresentadas tabelas, que para além de facultarem o elenco de disciplinas opcionais para cada curso, permitem aceder à síntese dos conteúdos programáticos abordados para cada disciplina.

 

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES

separador

OBSERVAÇÕES:

  • No boletim de matrícula deverão ser assinaladas várias disciplinas de opção pretendidas, por ordem de preferência, uma vez que a sua abertura está dependente de um número mínimo de alunos.

 

  • Os exames nacionais, exigidos como prova de ingresso para acesso ao ensino superior, são sempre de disciplinas bienais ou trienais. Nunca sobre as disciplinas anuais de opção do 12º ano.

 

  • Sobre informação de acesso ao ensino superior deverá ser consultado o site www.dges.mctes.pt (acesso ensino superior » índice de cursos » área de formação)

 

  • Qualquer esclarecimento, ou marcação de atendimento, junto dos Serviços de Psicologia e Orientação, da escola secundária, deverá ser efetuado através de e-mail para: spo.af@aeaf.edu.pt

Os programas podem ser consultados na íntegra na página da direção – geral de educação / Currículo e Programas do Ensino Secundário:

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2

Cartza_Besaf Foto 2015

“Com a luz te escrevo…” – Resultado BESAF Foto 2015 (8.ª edição)

A Biblioteca informa:

1ºLugar

2ºLugar

3ºLugar

A edição de 2015 do BESAF foto, concurso de fotografia promovido pela biblioteca escolar da Escola Secundária Alcaides de Faria (escola sede do agrupamento com o mesmo nome), que assumiu como tema deste ano (internacional da luz) “Com a luz te escrevo…“, já tem vencedores. Rui Oliveira Duarte, aluno do 11.º ano, é o vencedor do 1.º prémio desta edição. O júri, reunido no passado dia 3 de junho, atribuiu ainda o 2.º e 3.º prémios aos trabalhos dos alunos: Paulo Senra (12.ºano) e Ana Barbosa (11.ºano) respetivamente.

Não deixe de visitar e apreciar a exposição in loco (mezanino da biblioteca escolar da ESAF), mas também pode visitá-la virtualmente aqui: http://bibliotecaesaf.blogspot.pt/

 

Siga-nos em:

http://biblioesaf.webnode.pt/

http://bibliotecaesaf.blogspot.com/

http://www.facebook.com/bibliotecaesaf

http://twitter.com/#!/biblioesaf

http://delicious.com/biblioesaf

http://portal.esalcaidesdefaria.pt/course/view.php?id=12

Exames

Acesso ao ensino superior. Alteração às Portarias dos Cursos Profissionais.

Os alunos dos Cursos Profissionais, dos Cursos do Ensino Artístico especializado que concluíram o seu curso a partir do ano letivo 2012/2013 e dos Cursos Vocacionais, que pretendam prosseguir estudos no ensino superior têm de realizar o exame final nacional de Português (639) e outro exame à escolha de entre os que são oferecidos para os vários cursos científico‐humanístico.

separador-1

 Documento a descarregar: Acesso ao ensino superior – Cursos Profissionais

livros

AVISO – Devolução de Manuais Escolares

BOLSA DE MANUAIS ESCOLARES (DESPACHO Nº 11886-A/2012)

Devolução de Manuais Escolares

 

Os Encarregados de Educação ou os alunos quando maiores, deverão devolver os manuais escolares adquiridos com subsídio da Ação Social Escolar, ou emprestados através da Bolsa de Manuais, nas seguintes datas:

  • 6º e 9º Anos – dia 24 de junho (quarta-feira) na secretaria (EB2,3 MANHENTE)

  • 6º e 9º Anos – dia 24 de junho (quarta-feira) na sala de assessores (ESAF)

  • 12º Ano – dia 30 de junho (terça-feira) na sala de assessores

        Alunos do 6º ano – Devolvem os manuais dos 5º e 6º anos

        Alunos do 9º ano – Devolvem os manuais dos 7º, 8º e 9º anos

        Alunos do 12º ano – Devolvem os manuais dos 10º, 11º e 12º anos

Alunos que não transitam para o ano escolar seguinte não devolvem os manuais.

Os Encarregados de Educação/alunos acima referidos devem dirigir-se aos Serviços Administrativos da Escola B2,3 de Manhente e da Escola Secundária Alcaides de Faria nos dias 11 e 12 de junho (quinta-feira e sexta-feira) para saberem quais os manuais que têm de devolver.

A não restituição dos manuais escolares, ou a sua devolução em mau estado de conservação, por causa imputável ao aluno, que impossibilite a sua reutilização, ou ainda a entrega fora da data estipulada, implicam a impossibilidade de atribuição deste tipo de apoio no ano letivo seguinte.

Os alunos que no próximo ano letivo se candidatarem a apoio no âmbito da Ação Social Escolar, mais concretamente escalão A ou B, não devem comprar os manuais sem indicação expressa dos serviços de apoio social escolar do Agrupamento.

Os manuais escolares para empréstimo para o próximo ano letivo estarão disponíveis de 1 a 15 agosto.

 

O Diretor,

Prof. Manuel David Macedo Lourenço