Curso: Mindfulness for teachers: a hands on approach – Florença outubro de 2019

Dia 1 (das 14 ás 19h)

Início do curso Mindfulness for Teachers: a hands on approach

-Apresentação / boas vindas

-A facilitadora: Elena Mannelli – Psicóloga; Psicoterapeuta; Professora de Mindfulness

Homepage: Centro Mindfulness Firenze

O Grupo: 8 professores de 6 países diferentes: Alemanha, Suécia, Bélgica, Hungria, Croácia, Portugal.

Breve apresentação das escolas, inclusive o AEAF

  • Alemanha: 1 escola primária – professora de Matemática e Educação Especial;
  • Suécia: 1 escola – 1 professora do 1º Ciclo a lecionar várias disciplinas e 1 professora responsável pela Biblioteca;
  • Bélgica: 1 escola – 1 professora de Inglês e 1 professor de Matemática (ensino secundário, dos 14 aos 18);
  • Hungria: 1 escola – 1 professora de Inglês (ensino secundário)
  • Croácia: 1 escola – 1 Pedagoga;
  • Portugal, 1 escola – Eu a representar o nosso agrupamento (gigantesco comparado com as outras escolas).

As escolas com mais semelhanças: Bélgica e Hungria.

Os professores da Bélgica partilharam a grande preocupação e pressão que sentem em relação ao cumprimento dos programas; o foco nos resultados académicos; os alunos desde muito cedo levam trabalhos para casa e passam muitas horas na escola; 2 períodos de exames ao longo do ano; uma elevada exigência que preocupa os professores. Os telemóveis são permitidos na escola. Pais e alunos podem aceder a toda a informação via telemóvel.

A professora da Hungria destaca o dinamismo dos alunos, a falta de condições e a exigência da diretora.

Nas outras escolas (bem mais pequenas) destaca-se o learning by doing, muito contacto com o exterior. Os telemóveis ficam guardados num “cofre”

Mindfulness

Na segunda parte, o foco foi mais no professor como pessoa – give yourself permission to be – “taking care of us”

A necessidade de baixar os níveis de stress; há cada vez mais professores com Burnout (considerado uma doença segundo a OMS)

Partilho convosco este link https://youtu.be/DE1g8LbRuek onde o Dr. Richard Davidson fala desta problemática.

Uma área a ser explorada.

Questões para reflexão:

  • What do you think is Mindfulness?
  • Why do you think Mindfulness can help you (as a human being and as a teacher)?
  • HOW *and not WHY did you decide to choose this course?

* HOW como chamada de atenção para a importância  do momento presente, de ter consciência do que estamos a sentir.

Let’s practice

Exercícios para trabalhar a atenção plena, como por exemplo Mindful eating, etc

Espero poder partilhar convosco!

Trabalho de cada: criar momentos Mindful no nosso dia

Não tenho fotos dos diferentes momentos para partilhar convosco.

Ninguém tirou fotos.

Ana Clara

Dia 2  (das 14 ás 19h)

The Science of Mindfulness

A 1ª parte foi mais teórica, analisámos várias definições de Mindfulness: What is and what is NOT Mindfulness?

Destaco os 3 Cs  – Connection, Curiosity and Care – aspetos essenciais para a prática de Mindfulness e a necessidade de aprender a linguagem das emoções.

Na 2ª parte: Práticas formais e informais

“Start with yourself – Happy teachers will change the world”

  • 1. Body scan
  • 2. Games
  • 3. Walking Meditation

Trabalho de cada: criar momentos Mindful no nosso dia

Sugestões:

– Mindfulness – Diverse Perspectives on its Meaning, Origins and Applications – Edited ByJ. Mark G. Williams, Jon Kabat-Zinn

https://youtu.be/YSOKte6TeMI

Take my hand.

We will walk.

We will only walk.

We will enjoy our walk

without thinking of arriving anywhere.

Walk peacefully.

Walk happily.

Our walk is a peace walk.

Our walk is a happiness walk.

Then we learn

that there is no peace walk;

that peace is the walk;

that there is no happiness walk;

that happiness is the walk.

We walk for ourselves.

We walk for everyone

always hand in hand.

Walk and touch peace every moment.

Walk and touch happiness every moment.

Each step brings a fresh breeze.

Each step makes a flower bloom under our feet.

Kiss the Earth with your feet.

Print on Earth your love and happiness.

Earth will be safe

when we feel in us enough safety.

(from “Call me by My True Names  – The Collected Poems of Thich Nhat Hanh”, Parallax Press, 2005.)

Ana Clara

Dia 3 (das 14 às 19h)

Hoje, a sessão foi idêntica à de ontem, com prática e teoria.

Os exercícios práticos foram seguidos de sugestões para adaptar aos alunos e a diferentes idades.

Estou a gostar muito desta experiência. Esta temática não é novidade para mim, mas as abordagens são sempre diferentes e enriquecedoras.

Espero ter oportunidade de partilhar convosco.

Visitar Florença também está a ser uma aprendizagem em todos os sentidos.

Deixo-vos uns vídeos ….

Amanhã há mais … será da parte da manhã (das 9-14h).

Ana Clara

Dia 4 (das 9 às 14h)

A sessão iniciou com uma meditação guiada – Body scan e depois de um momento de partilha e de treino do uso da linguagem das emoções passámos à parte teórica da sessão, onde foram abordados temas como:

  • A Neuroplasticidade – há alguns anos atrás, os profissionais da área da biologia e da medicina acreditavam que o cérebro humano — a partir da idade adulta — não era capaz de se alterar. Porém, estudos mais recentes mostram exatamente o contrário! Que nosso cérebro tem sim capacidade de mutação e pode se regenerar. A neuroplasticidade é, então, a capacidade que o nosso sistema nervoso tem de mudar e se adaptar às novas estruturas, buscar novos caminhos. Isso significa que toda a estrutura cerebral é maleável nos mais diversos sentidos, como na formação de memórias e até mesmo adaptação a eventos traumáticos. Assim, a prática diária de Mindfulness pode ajudar a alterar hábitos, comportamentos e reações automáticas.
  • Programa MBS – 8 semanas para mudar o cérebro
  • Mindfulness na Educação – benefícios para professores e alunos (todas as idades)

Todos os exercícios práticos serviram como exemplo do que podemos fazer com os nossos alunos.

Das 16 – 18 h Visita histórica guiada

Ana Clara

Dia 5 (das 9 às 14h)

A sessão iniciou com uma meditação guiada de 30 minutos (nada fácil) seguida de partilha em pares e depois em grande grupo.

Deu-se continuidade à temática – Mindfulness nas escolas

Os exercícios focaram a comunicação verbal, não-verbal e mindful – Mindful discussion.

A formação terminou hoje e todos concluíram que Mindfulness pode ser uma ferramenta útil para “mudar” a Escola.

Levo muita informação para partilhar.

Sugestões:

Arriverdeci!

Ana Clara

Ação Chave I do Programa Erasmus+

Foi aprovada a candidatura à Ação Chave I do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar (KAI), apresentada pelo Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria,  intitulada “Alargar horizontes para uma escola multicultural do século XXI”. Este projeto é composto por 24 mobilidades a vários países da Europa, nas modalidades Curso de Formação, Job-Shadowing e Missão de Ensino, associadas a temáticas diversificadas, de modo a que se possa dar cumprimentos aos objetivos propostos na candidatura.

Erasmus+1

ABERTURA DE CONCURSO INTERNO

Programa Erasmus+ -Ação Chave I -Setor do Ensino Escolar-KAI- Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem.

Concurso INTERNO – Erasmus+

Critérios de seleção de Professores para cada uma das Mobilidades

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO KA1

Boletim de Candidatura às Mobilidades

Resumo do Projeto

Este projeto, intitulado “Alargar horizontes para uma escola multicultural do século XXI”, foi elaborado por 12 professores do agrupamento, de diferentes áreas disciplinares, que aderiram ao solicitado na circular nº 119/2018 e se disponibilizaram para elaborar a candidatura.

O projeto é composto por várias mobilidades a diferentes países da Europa, nas modalidades Curso de Formação, Job-Shadowing e Missão de Ensino, associadas a temáticas diversificadas, de modo a que se possa dar cumprimentos aos objetivos propostos na candidatura, definidos de acordo com as áreas de intervenção prioritária que foram estabelecidas, tendo em conta a realidade do agrupamento. Estas áreas de intervenção constam no quadro abaixo.

Objetivos

1- Desenvolvimento das competências linguísticas em língua estrangeira – aquisição de competências de comunicação que permitam a um maior número de docentes participar em projetos a nível europeu, nomeadamente eTwinning e projetos Erasmus + Chave 2 e intercâmbios, bem como fazer uma abordagem à implementação do ensino bilingue no Agrupamento;

2- Reforço dos conhecimentos, competências, motivação e confiança dos professores para melhor desenvolvimento das competências dos alunos, que poderão assim fazer face aos desafios do mundo atual, sentindo-se mais autónomos e parte de uma comunidade europeia de pleno direito, através do conhecimento e contacto com metodologias diferenciadoras e inovadoras;

3- Desenvolvimento de práticas que permitam melhorar o sucesso escolar dos alunos nas áreas das ciências, das artes e, em particular, na matemática, uma vez que é nesta disciplina que a taxa de insucesso é mais preocupante;

4- Melhoria das práticas de organização e gestão escolar, tendo em vista a implementação de métodos diferenciadores nesta área;

5- Reforço de laços entre instituições, de modo a alargar/fortalecer uma rede de instituições europeias que permita a longevidade dos projetos de cooperação;

6- Reforço dos conhecimentos, competências, motivação e confiança dos professores, para melhor desenvolvimento das competências dos alunos, de modo a oferecer as melhores soluções para a racionalização de energia, com recurso a fontes de energia renováveis, com vista a uma abordagem a nível da proteção ambiental, mais económica e sustentável.

Mobilidades KA1

Curso: Life Coaching for Teachers happy teachers for better students – Florença – Abril de 2019

1º dia – 1 de abril de 2019

A formação iniciou-se com a apresentação dos professores participantes: uma professora finlandesa, uma estoniana, duas austríacas, duas alemãs e, claro, a equipa portuguesa. O formador, Davide Bassano é dinâmico e simpático.

De seguida fizeram-se exercícios envolvendo emoções e baseados na teoria Gestalt.

Fernanda Guise & Sandra Abreu

2º dia – 2 de abril de 2019

Mais um dia intenso em formação… “Self awareness and life coaching” e “Emotional Intelligence”, seguidas de atividades práticas individuais.
Durante a tarde, e promovida pelo Centro de Formação, tivemos uma visita guiada pela cidade de Florença.

Fernanda Guise & Sandra Abreu

3º dia – 3 de abril de 2019

Mais um dia interessante com a introdução a “Mindfulness”, na valência pessoal e profissional. 
Terminámos com exercícios práticos em grupo.

Fernanda Guise & Sandra Abreu

4º dia – 4 de abril de 2019

Iniciámos a sessão com exercícios de reflexão/introspeção sobre como aceitar as emoções e os pensamentos, pelos quais não somos responsáveis, sendo que a palavra-chave é ACEITAÇÃO (Accepting). Somos apenas responsáveis pelo nosso comportamento.

O conceito de “Coaching” implica que alguém oriente e que alguém aprenda. Este processo foca-se no futuro, mas com a energia das experiências passadas determinando um objetivo positivo, pessoal ou profissional e caminhando na sua direção. Implica fazer as melhores escolhas.

Perder o medo de perder o controlo é “Mindfulness”. Cabe a cada um aceitar os seus medos e as suas tensões e, a partir daí, adquirir a capacidade de mudar comportamentos. Por fim fizemos uma atividade em grupo em que cada professor refletiu sobre os pontos de viragem mais importantes da sua vida pessoal/profissional.

Fernanda Guise & Sandra Abreu

5º dia – 5 de Abril

Abordámos “SWOT Analysis for better teachers” com o propósito de alterarmos algo, mesmo que pouco significativo para que consigamos aumentar o nosso nível de satisfação.
Após esta abordagem, realizámos a apresentação de um exercício prático baseado no esquema de “Healthy mind platter”.

Com a pretensão de perceber os conhecimentos adquiridos ao longo desta semana, o formador realizou com o grupo, atividades de role-play e de planificação da alteração de algo que não nos satisfaça completamente. Por fim, procedeu-se à cerimónia de entrega dos certificados, a cada uma das professoras participantes.

Fernanda Guise & Sandra Abreu

6º dia – 6 de Abril

No 6º dia realizou-se uma visita de estudo à região da Toscana com o objetivo de contactar com a cultura e costumes da região. Um dia excelente em grupo.

Fernanda Guise & Sandra Abreu

KA1 – Erasmus+

Participantes

Os participantes neste projeto são docentes de três níveis de ensino (2.º, 3.º ciclos e secundário) de várias áreas disciplinares nomeadamente Inglês, Ciências Física e Químicas, Biologia e Geologia, Artes Visuais, Matemática, Informática, Espanhol e Mecânica.

Início das Mobilidades

Curso: “Education in Finland&Estonia – Original Best Practices – Brenchmarking course” – Finlândia/Estónia

Objetivo: 4 & 5
Mobilidades: 2
Curso: “Life Coaching for teachers: happy teachers for better students” – Itália
Objetivo: 2 & 5
Mobilidades: 2
Curso: “The 4Cs: Creativity, Critical Thinking, Communication and Collaboration in Schools” – Itália

Objetivo: 2 & 5
Mobilidades: 3
Curso: “Digital Game-based Learning & Augmented Reality for Schools” – Irlanda

Objetivo: 2 & 5
Mobilidades: 2
Curso: “Digital Storytelling tool & Educational Video Production – Web 3.0
Objetivo: 2 & 5
Mobilidades: 1
Curso: “Mindfulness for teachers: a hands on approach
Objetivo: 2 & 5
Mobilidades: 1

INTERCÂMBIOS/ MOBILIDADES

PROJETO EUROWEEK 2018 – ENCONTRO DE ESCOLAS EUROPEIAS

A ESAF participa pelo 17ºano consecutivo no encontro de escolas europeias a decorrer no Institut de la Sainte-Union de Kain, na Bélgica, país fundador deste evento há 26 anos.

Oito alunos e duas professoras representam Portugal e a ESAF e, juntamente com delegações de vinte e três países, participam em debates, workshops, performances culturais, mostras gastronómicas e visitas culturais na região.

http://www.sukain.be

EuroWeek2018

INTERCÂMBIOS DE ALUNOS

 

Seleção de participantes para projetos de mobilidade no ano letivo de 2018/19:

Após a passagem de informação-circular pelas turmas, as inscrições decorrem de 01/10 a 30/10/2018 para os alunos de ensino secundário regular.

INTERCÂMBIOS

PAÍSES:

   POLÓNIA –  acolhimento em abril/2019; visita à Polónia em setembro/2019 | seleção de 12 alunos

   HOLANDA –  visita à Holanda em fevereiro/ março/2019 ; acolhimento em outubro/2019; | seleção de 27 alunos

   DINAMARCA –  acolhimento em abril/2019; visita à Dinamarca em setembro/2019 | seleção de 27 alunos

EUROWEEK

   ÁUSTRIA –  setembro/2019  – seleção de 8 alunos

ERASMUS+

   ERASMUS+ (financiado) – Turquia e Itália (datas a definir) – seleção de 10 alunos

Os alunos têm a seu cargo o custo da viagem, seguro e as despesas relativas ao seu hóspede, aquando da visita a Portugal. O alojamento e as refeições estão a cargo das famílias de acolhimento.

 

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO, CUMULATIVAMENTE:

  • Ter disponibilidade para acolher alunos de intercâmbios, além do seu hóspede;
  • Ter boas capacidades de comunicação em Inglês;
  • Ter BOM aproveitamento (sem níveis negativos);
  • Não ter tido procedimentos disciplinares;
  • Revelar interesse pela divulgação da cultura portuguesa;
  • Ter disponibilidade para desenvolver actividades e representar a escola;
  • Revelar espírito de iniciativa;
  • Ter acolhido alunos de intercâmbios, sem ter beneficiado dos mesmos;
  • Estar disponível para entrevista em língua inglesa.

 

  • Os alunos interessados devem apresentar a sua candidatura, em formulário próprio, disponível na biblioteca, até ao dia 30 de outubro de 2018.
  • Os resultados de pré-seleção serão afixados no placard dos Projetos Europeus do hall da ESAF (lado esquerdo, à entrada do polivalente) e na página do facebook “ESAF-projetos europeus”.
  • A REUNIÃO DE SELEÇÃO SERÁ NO DIA 08/11/2018, ÀS 16.45H, NA SALA

 

Documentos: FichaInscrição_CLUBE DOS PROJETOS EUROPEUS

Para mais informações:

-Contacte: olindamartins@aeaf.edu.pt

-Consulte:  Facebook: esaf projetos europeus

https://www.facebook.com/ESAF-Barcelos-Projetos-Europeus-1279553718723087/