Orçamento Participativo Escolas e Assembleia Municipal Jovem – Barcelos 2023 – AEAF

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria


Resultado da Votação do Orçamento Participativo Escolas 2023 – ESAF

Votaram um total de trezentos e oito alunos, de entre uma população estudantil de mil quinhentos e cinquenta e sete alunos, tendo a:

Proposta A – cento e oitenta e nove votos, o que perfaz uma percentagem de sessenta e um porcento, virgula três;

Proposta B – cento e dezasseis votos, o que perfaz uma percentagem de trinta e sete porcento, virgula sete.

Tivemos ainda dois votos em branco e um nulo.

Totais
Proposta A189
Proposta B116
Brancos2
Nulos1
Total308

A Proposta A – Clube 100 à hora e de Patinagem/Sobre Rodas – aquisição de material desportivo para os alunos para o Clube 100 à hora e para o Clube de Patinagem foi então aprovada, já que obteve mais de cinquenta por cento dos votos.


Votação das Propostas – ESAF

24 de março de 2023 (6ª feira)

das 9.30h às 17.00h

Biblioteca da ESAF

Orçamento Participativo Escolas:

A) Clube 100 à hora e de Patinagem

Proponentes: Diogo Lemos 8E-AF

B) Sala de Exposições Informal

Proponentes: 4 alunas do 11K

Assembleia Municipal Jovem – Barcelos

A) Caminho de Santiago – “A Herança”

Proponentes: vários alunos Ensino Secundário


ALUNOS

O Orçamento Participativo de Escolas (OPE) foi um projeto criado pelo Ministério da Educação, o qual atribuiu uma verba monetária por estabelecimento de ensino, de acordo com o número de alunos da escola.

Os alunos, individualmente ou em grupo, podem elaborar uma proposta para aquisição de bens ou serviços, com vista a melhorar o funcionamento da escola ou do processo ensino – aprendizagem.

As propostas vão ser posteriormente analisadas e, após validadas e divulgadas, serão alvo de votação por parte de todos os alunos do estabelecimento de ensino (24 de março – dia do estudante)

 A(s) proposta(s) mais votada(s) será atribuída a verba disponibilizada pelo Ministério da Educação, para execução do projeto (1577,00€ na ESAF e 500,00€ na EB23 Manhente).

Com o OPE do AEAF pretende-se:

a)      que os alunos possam participar mais ativa e civicamente, de uma forma democrática, nas decisões relativas à gestão e funcionamento do seu estabelecimento de ensino, com vista à introdução de melhorias, de acordo com as suas necessidades e interesses,

b)      proporcionar aos alunos a possibilidade de apresentarem as suas preocupações, de aprenderem a negociar, a articular, a debater e a formular opiniões, desenvolvendo o sentido de cidadania e o espírito crítico, contribuindo para a resolução dos problemas da sua escola.

Reconhecida a importância do OPE como instrumento para o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum, este será mais uma vez, neste ano letivo, tematicamente direcionado para a inclusão, desafiando os estudantes a apresentar propostas dirigidas à inclusão de todos, sobretudo dos mais afetados pela pandemia.

Assim, no contexto do OPEscolas-Inclui, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

As propostas são elaboradas por estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, devendo identificar claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Os alunos têm de fazer a candidatura através do preenchimento da ficha de candidatura, devidamente preenchida, tendo em conta as datas e considerações emanadas no regulamento específico deste orçamento participativo das escolas.

É possível apresentar diretamente as candidaturas em www.opescolas.pt, no separador “Inscrição”. Esta opção não exclui a possibilidade de entrega da candidatura em papel na secretaria, sendo que, neste caso, caberá à escola introduzi-la nesta mesma página, respeitando os prazos regulamentados.



Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria – 2022/23


O Plano Anual de Atividades é o documento que elenca, à data, as várias iniciativas e atividades a levar a cabo nas escolas do Agrupamento. É um documento dinâmico e em construção, uma vez que vai sendo, quando oportuno, paulatinamente enriquecido com atividades entretanto propostas pelos agentes educativos.

Atividades a Desenvolver no Ano Letivo 2022/23:

Para a apresentação de propostas de atividades, a alteração de atividades já inscritas no PAA e o relatório de avaliação das atividades/visitas de estudo deverá ser utilizada a plataforma existente no seguinte endereço:

https://paa.aeaf.edu.pt/paa-esaf/public/

Com os melhores cumprimentos
A Comissão do PAA

Emília Salgado e Domingos Alves

AEAF – Estudo ICILS (International Computer and Information Literacy Study)


Portugal vai participar no estudo ICILS (International Computer and Information Literacy Study), dirigido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O ICILS é o estudo internacional que avalia a literacia digital e de utilização da informação dos jovens que frequentam o 8.º ano de escolaridade. Avalia também as competências do pensamento computacional desses jovens que têm, aproximadamente, 13 ou 14 anos.

O nosso Agrupamento foi selecionado para a realização deste Estudo, através de 2 turmas de 8º ano da ESAF.

Os alunos selecionados responderão a um teste em computador, organizado em módulos constituídos por pequenas tarefas que, geralmente, demoram menos de um minuto a completar. A seguir aos módulos de curta duração, é apresentado um módulo com uma tarefa mais complexa e mais demorada, como a preparação de um póster, de uma apresentação ou de uma página web, utilizando software adequado à tarefa.

Os resultados são confidenciais, não afetam a avaliação individual e serão tratados anonimamente, não havendo lugar à divulgação de resultados individuais de alunos ou de escolas, mas apenas resultados nacionais.

Se desejar, poderá consultar as secções da página do IAVE e da IEA dedicadas a este estudo internacional:

· https://iave.pt/estudo-internacional/timss/

· https://www.iea.nl/studies/iea/icils