Divulgação: Concurso Técnico Superior para CFAEBE -2026


Nos termos do disposto nos artigos 39.º e 40.º do Decreto-Lei n.o 32-A/2023, de 8 de maio, na sua redação atual, declara-se aberto concurso para a contratação de um Técnico Especializado (horário identificado na plataforma SIGRHE com o número 7 para o ano letivo 2026/2027): exercício de funções no Centro de Formação da Associação de Escolas de Barcelos e Esposende (CFAEBE), com sede na Escola Secundária de Barcelos, em horário de 35 horas semanais.

Mais informações aqui: https://www.cfaebe.pt/post/587


CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO DA ÁREA DE PSICOLOGIA -Edital 4- Ano Letivo de 2026/2027


Nos termos do Decreto-Lei 132/2012, de 27 de junho, na sua versão atual, aplicado em conjugação com o Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, está aberto o concurso para contratação de um Técnico Especializado para desempenhar as funções de Psicólogo.


Abertura de concurso para o Grupo de Recrutamento 540 – Horário n.º7


Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, torna-se público que por despacho da Diretora do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, do dia 26 de agosto de 2026, se encontra aberto, pelo prazo de 3 dias úteis, o procedimento concursal para o preenchimento de 1 (uma) vaga na categoria de Professor.



Abertura de Concurso para o Grupo de Recrutamento 540 – Horário n.º 6


Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, torna-se público que por despacho da Diretora do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, do dia 26 de agosto de 2026, se encontra aberto, pelo prazo de 3 dias úteis, o procedimento concursal para o preenchimento de 1 (uma) vaga na categoria de Professor.



Ensino Secundário – 2ª Fase – Consulta de Exames Finais Nacionais e pedido de reapreciação


Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário 2026 – 2ªFase

Pedido de Consulta da Prova de Exame: modelos e prazos

1. Os alunos que frequentam ou frequentaram a Escola Secundária Alcaides de Faria vão receber no email institucional, logo que seja possível, as provas de exame em formato digital exceto as provas de 706-Desenho A e 708-Geometria Descritiva A .

2. Para realizar a consulta das provas 706-Desenho A e 708-Geometria Descritiva A, devem apresentar um pedido de consulta de prova no próprio dia ao da publicação da respetiva classificação ou no dia útil seguinte, até às 16h00. Chama-se a atenção para rigoroso cumprimento do prazo, após o qual não serão aceites pedidos de consulta de prova.

3. O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) está disponível na página eletrónica do agrupamento em formato editável e deve ser descarregado, preenchido e apresentado na papelaria da escola ou enviado para o endereço consultaexames@aeaf.edu.pt pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido à diretora da escola. O requerimento é devolvido ao requerente servindo de recibo.

4. A cópia da prova realizada, incluindo o documento de classificação de itens de prova, será facultada ao aluno na papelaria da escola no prazo máximo de um dia útil, após o requerimento, mediante o pagamento dos encargos.

Pedido de Reapreciação da Prova de Exame: modelos e prazos

1. O requerimento de reapreciação de prova (Modelo 12/JNE) é formalizado presencialmente nos Serviços Administrativos da Escola, nos dois dias úteis seguintes, a ter sido facultada a cópia da prova ao aluno.

2. Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital.

3. O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 12-A/JNE.

4. Quando a alegação não for redigida no Modelo 12-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.

5. Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação, nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.

6. Chama-se a atenção para o horário de funcionamento dos Serviços Administrativos e do rigoroso cumprimento do prazo, após o qual não serão aceites pedidos de reapreciação de prova.

Nota– Os modelos referentes ao processo de consulta de prova de exame e pedido de reapreciação, em formato editável, encontram-se disponíveis na página eletrónica do agrupamento e em: https://www.dge.mec.pt/modelos 

Para mais informações, deve ser lida a Norma 3/JNE/2026

A Diretora,

Maria Alice Ferreira


Modelo 12a 2026- ALEGAÇÃO JUSTIFICATIVA REAPRECIAÇÃO PROVA