Curso: DIGITAL GAME-BASED LEARNING & AUGMENTED REALITY FOR SCHOOLS – Irlanda

 

Primeiro dia de formação, 13 de maio de 2019 (segunda-feira) – Dublin, Irlanda

Iniciamos hoje a formação “Digital Game-based Learning & Augmented Reality for Schools” e tudo o que vos podemos dizer é que a primeira impressão não podia ter sido melhor!

O nosso formador é italiano, chamado Lorenzo Gaspari, e connosco estão mais 6 colegas: 3 suecos de uma escola de Educação Especial e 3 alemãs de um Gymnasio, as escolas alemãs frequentadas por alunos que pretendem seguir para o ensino superior.

A aula começou às 14h00 e terminou às 18h30. Fizemos as nossas apresentações e depois lançamos mão à obra. Durante a primeira hora, o formador falou-nos sobre os principais pontos turísticos da cidade de Dublin e deu-nos a conhecer um pouco da sua cultura. Em seguida, falamos de jogos aplicados ao ensino e ao Lorenzo não lhe falta argumento para encher várias horas de conversa animada.

Para começar, experimentamos as seguintes ferramentas: Who wants to be a millionaire powerpoint template; Twitch.TV; Studio.bricklink.com; Readtheory; Geoguessr.com; Interland.

Tudo isto em 3 horas! Agora imaginem o que faremos numa semana inteira!

Paula Machado & David Ferreira

 

Segundo dia de formação, 14 de maio de 2019 (terça-feira)

A sessão de hoje foi essencialmente prática e, sem dúvida, vamos levar na bagagem uma série de ferramentas interessantíssimas.

Para além dos famosos Kahoot e Quizizz, conhecemos duas aplicações fantásticas! Para os professores de línguas, temos a aplicação Lyrics training, um método fácil e divertido para aprender/melhorar as competências da oralidade e da escrita. É entusiasmante! Hoje, durante a aula, em 10 minutos, elaborei um exercício em espanhol e enviei aos meus alunos para o Classroom!

Para as restantes disciplinas, sugerimos o Quizlet, excelente ferramenta para fomentar o trabalho cooperativo. Se não quiserem ter trabalho em criar uma atividade de raiz, podem ir à base de dados e encontram inúmeros exercícios, prontinhos a usar.

Amanhã, haverá muito MAIS!

Paula Machado & David Ferreira

 

Terceiro dia de formação, 15 de maio de 2019 (quarta-feira)

Hoje falamos de realidade aumentada através do aplicativo HP Reveal e a atividade que realizamos evidencia a importância desta ferramenta no desenvolvimento de práticas pedagógicas que utilizam os dispositivos móveis, de maneira criativa e eficaz, no processo de aprendizagem.

Em seguida, exploramos o mundo da realidade virtual com o Google Expedições, o Google Art and Culture e várias APPS, como por exemplo o Within, Sites VR, Bacteria, Cell World, Molecular Constructor, etc. O final do dia foi dedicado a experimentar algumas destas tecnologias e, de facto, proporcionam experiências de um ambiente real, embora, na nossa opinião, não tenham uma aplicação muito fácil em termos de sala de aula.

Paula Machado & David Ferreira

 

Quarto dia de formação, 16 de maio de 2019 (quinta-feira)

A sessão de hoje foi dedicada à plataforma H5P, um software específico para elaborar jogos. É gratuito e permite criar um conteúdo interativo, com uma variedade incrível de tipologias de exercícios. Por exemplo, hoje, escolhemos um vídeo do YouTube e pudemos inserir imagens, um texto explicativo, perguntas de escolha múltipla e, desta forma, tornámos o vídeo interativo.

Um trabalho consistiu em manipular um vídeo, que já existia sobre Barcelos na Internet. Inserimos textos que explicavam a história de alguns monumentos, imagens do interior desses mesmos monumentos e elaborámos questões, no sentido de interagir com o conteúdo. Penso que poderá ser uma apresentação interessante da nossa cidade em futuros projetos. O outro trabalho foi realizar uma atividade de expressão oral em espanhol, na modalidade Speak the words set.

No final da sessão, foram apresentados todos os trabalhos e adivinhem qual foi o melhor grupo…

Paula Machado & David Ferreira

 

Quinto dia de formação, 17 de maio de 2019 (sexta-feira)

Hoje acabamos a formação, em sala de aula, com dois trabalhos mais complexos. Realizamos com a plataforma H5P um Branching Scenario com a apresentação de todas as ferramentas exploradas ao longo da semana, terminando com a criação de um jogo, relativo à nossa disciplina, com o Deck. Toys.

De todas as ferramentas com que tomamos contacto interessaram-nos particularmente as de jogo propriamente dito, como o Quizlet, que é ótimo para trabalhos de grupo, o Lyrics Training, interessantíssimo principalmente para quem leciona línguas, ou o Geoguessr, excelente ferramenta para a disciplina de Geografia, mas também para cultura geral e entretenimento. Também com potencial, mas a exigir mais tempo, o H5P ou o Deck. Toys. Menos interessantes, a nosso ver, as ferramentas de realidade virtual ou aumentada, por serem de aplicação bastante mais restrita!

Amanhã, a formação prossegue com uma outra componente: vamos atravessar a Irlanda até Galway para nos inteirarmos das belezas naturais da ilha!

Paula Machado & David Ferreira

 

Sexto dia de formação, 18 de maio de 2019 (sábado) – Dublin-Cliffs of Moher-Galway

No último dia, integrado na ação de formação, fomos contemplados com um tour de autocarro pela Irlanda.

Saímos às 6h45 de Dublin rumo aos Cliffs of Moher, uma das principais maravilhas naturais da Irlanda. A subida dos penhascos de Moher, que se eleva sobre a costa do Atlântico, valeu bem a pena, pois as vistas são de tirar o fôlego.  As falésias  estendem-se por 8 Km e o seu ponto mais alto chega a 214 metros acima do nível do mar, formando uma paisagem magnífica. Andamos pelos trilhos recomendados e tiramos muitas fotos. Terminamos o dia em Galway, que fica a 80 Km de distância dos Cliffs of Moher e é considerada a cidade mais bonita e mais visitada por turistas na Irlanda.

Em suma, para além de todos os conhecimentos adquiridos sobre a gamificação, esta excursão permitiu-nos conhecer melhor o interior irlandês, com a visita às famosas falésias, incluindo a cidade de Limerick, a tradicional vila de Doolin, a paisagem rochosa de Burren e, claro, Galway.

Paula Machado & David Ferreira