A Shell Eco-marathon é uma competição anual patrocinada pela Shell, voltada para o design e construção de veículos que desenvolvam a melhor eficiência em consumo de combustível.

O princípio da corrida é desenhar e construir um veículo que utilize a menor quantidade de combustível para viajar a maior distância possível. O design dos carros é extremo, de forma a considerar a redução máxima do atrito e obter maior eficiência.

A Shell Eco-marathon começou em 1939 no laboratório de pesquisa da Shell, nos Estados Unidos. No início era uma aposta amigável entre os cientistas, para ver quem conseguiria fazer a maior distância por galão de combustível.

A competição na forma como é conhecida hoje, (iniciou-se em 1985, na França), atrai milhares de jovens estudantes, engenheiros e cientistas provenientes de escolas secundárias, de Institutos e de Universidades de todo o mundo. No ano letivo 2001-2002, através da proposta do professor Carlos Martins, a nossa escola decidiu aderir a este projeto envolvendo os alunos e professores do curso profissional de Mecânica. Desde essa data, a nossa escola participou sempre de forma ininterrupta. Já lá vão 20 anos!!!!!


Segue-nos em: https://www.facebook.com/ESAF-Eco-marathon-246740918844849