Panorama5

ESCOLA SECUNDÁRIA

ALCAIDES DE FARIA

DSC_1224
DSC_1310
Biblioteca ESAF_2
DSC_1147
DSC_1179
DSC_1155
DSC_1187
Biblioteca ESAF_1

Escola Sec. Alcaides de Faria

A Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, foi fundada em 1957, denominando-se, então, Escola Industrial e Comercial de Barcelos, da qual «herdou» e foi desenvolvendo uma cultura organizacional, de algum modo específica, mas dominante, com características “democráticas”, tolerantes e humanistas.
Isto é resultado, quer da «herança» havida da cultura própria das “escolas industriais e comerciais”, marcadamente pouco elitistas e, portanto, abertas e tolerantes, quer do contributo da acção dos seus líderes, muitas vezes não formais – com os seus valores e crenças próprios – e dos seus principais actores organizacionais, numa interacção permanente e uma socialização progressiva a que os novos membros, que passaram a integrar a escola, não ficaram imunes.
É uma escola relativamente ecléctica com uma grande variedade de cursos no ensino secundário que é resultado também das suas origens e das suas capacidades em termos de instalações e equipamentos.
A partir de 1979, na sequência da unificação do ensino secundário, passou a designar-se Escola Secundária de Arcozelo.

Serviços

Bufete

O Bufete da Escola destina-se a satisfazer as necessidades da comunidade escolar, no que respeita à alimentação, em particular no que se refere a lanches e reforços alimentares. Enquanto espaço educativo com oferta alimentar, observa os princípios de uma alimentação equilibrada, numa política alimentar correta, em ambiente condigno, complementando a função educativa da escola.

Horário

Horário Bufete:
8:00 Horas – 12: 00 Horas
14:00 Horas – 17:30 Horas

Papelaria

Na Papelaria da escola, os alunos podem adquirir todo o material escolar necessário para a atividade letiva. Para além desta valência, é um espaço onde podem carregar o cartão escolar.

Horário

8:00 Horas – 19:00 Horas.

Cantina

O refeitório escolar integra-se nos serviços de Ação Social Escolar, destinado a assegurar aos seus utentes uma alimentação correta e equilibrada, em ambiente condigno, complementando a função educativa da escola.

Horário

Horário:
segunda a sexta-feira (sempre que haja aulas)
12:00h às 14:00h.