O Técnico em Apoio à Gestão é o profissional que:
• presta apoio técnico aos órgãos de direção/ administração no exercício das suas competências, assegurando a execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado;
• gere a agenda, contactos e toda a informação recebida e produzida, utilizando aplicações informáticas e técnicas de arquivo e indexação;
• colabora na identificação das necessidades de compras e gere os stocks;
• elabora orçamentos e identifica desvios; coordena a informação relativa aos recursos técnicos, humanos, financeiros e contabilísticos, no sentido de a aportar à gestão/direção para que esta possa cumprir com as suas obrigações;
• coordena e assegura a organização de reuniões, assembleias, eventos e visitas, tendo em conta o protocolo, o relacionamento e a comunicação mais adequada ao contexto.
Formação Sociocultural
Português (320h)
Língua Estrangeira (220h)
Área de Integração (220h)
Tecnologias da Informação e Comunicação (100h)
Educação Física (140h)
Educação Moral e Religiosa (opcional)
Formação Científica
Economia (200h)
Matemática (300h)
Formação Técnica
Componente Tecnológica (1150h)
Formação em Contexto de Trabalho – 600h
Formação em contexto de trabalho 1
Formação em contexto de trabalho 2
Saídas Profissionais
O profissional Técnico de Apoio à Gestão tem a possibilidade de trabalhar em todos os departamentos empresariais, nomeadamente, Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Financeiro, Compras, Qualidade, entre outros.
- Administrativo
ATIVIDADES PRINCIPAIS A DESEMPENHAR
- Assegurar a execução de tarefas administrativas, de gestão e de secretariado;
- Interpretar e gerir a informação recebida e produzida, utilizando as aplicações informáticas adequadas;
- Organizar e gerir a agenda e contactos internos e externos;
- Organizar e gerir documentos, ficheiros e arquivos em diferentes suportes, aplicando as respetivas técnicas de arquivo e indexação;
- Estruturar e redigir documentos empresariais e institucionais em língua portuguesa e inglesa;
- Colaborar na identificação das necessidades de compras, aplicando as regras de gestão económica de stocks;
- Controlar as faturas e acompanhar os movimentos de tesouraria;
- Recolher, selecionar e preparar a informação financeira e contabilística para posteriormente analisar e elaborar os relatórios de gestão, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as instituições financeiras;
- Planear e organizar reuniões, assembleias, eventos, receções e visitas;
- Planear e organizar reuniões, assembleias, eventos, receções e visitas;
- Identificar e aplicar os instrumentos e técnicas fundamentais à comunicação eficaz