Curso: Best Practices Benchmarking

Primeiro dia de formação – Helsínquia- 31 de março de 2019 (domingo)

 

Segundo dia de formação – Helsinkia- 1 de abril de 2019 (segunda-feira)

Bem…o segundo dia cá pela Finlândia foi muito preenchido. Deslocamo-nos de comboio para o Varia Vocational College, em Vanta, onde fomos muito bem recebidos pelos alunos, professores, formadores e staff. Fizemos várias atividades de quebra-gelo, antes de darmos andamento a um dia repleto de partilha de experiências e de boas práticas relacionadas com Educação. Assistimos a duas palestras ministradas por diretores de escolas da região que foram de muita elevada qualidade. Falou-se de inovação em educação, escolas do futuro, curriculum, motivação dos alunos e dos professores…e de muitas outras coisas de grande interesse para todos nós, profissionais da educação. As atividades que desenvolvemos em grupos foram de grande nível!

Tivemos a oportunidade de apresentar algumas características do sistema educativo português e, em particular, do nosso agrupamento. Falámos das dificuldades e dos desafios que se impõem no estado da educação em Portugal. Também tivemos a oportunidade de ouvir algumas experiências de outras escolas de diferentes países. Partilhou-se, partilhou-se e partilhou-se!

Foi um dia exausto, mas bastante completo.

É claro que houve bons momentos de descontração, acompanhadas de um bom (!) café, bolachas finlandesas e boa “comidinha”.

A recolha para o hotel foi bem cedo… já se sentia algum cansaço…

José Carlos Campos & Alice Ferreira

Terceiro dia de formação – Helsinkia- 2 de abril de 2019 (terça-feira)

O dia iniciou-se com mais uma breve viagem de comboio até Kumon Lukio (Vantaa) para visitarmos uma das principais escolas desta região. Fomos recebidos pela diretora da escola que nos apresentou várias notas sobre o funcionamento desta instituição, enquadrando-as no sistema educativo finlandês. Falou-nos, em particular, em questões relacionadas com matrículas, avaliação dos alunos, exames nacionais e plataformas de gestão da informação (o “INOVAR” finlandês).

O edifício é bastante moderno com espaços diversificados, muitos destes destinados ao estudo mais descontraído e ao lazer dos alunos.

Tivemos ainda a oportunidade de conhecer um projeto inovador, destinado há integração de alunos oriundos de diferentes países- Projeto LUVA. Dialogamos com alunos vindos da Tailândia, Nigéria, Uruguai, Síria, Estónia e Quénia. Foi uma experiência marcante, sobretudo pelas histórias de vida que nos foram relatadas!

Seguiu-se uma apresentação/debate sobre Educação Especial, muito centrado no modelo seguido na Finlândia. Retivemos várias notas que merecerão algum destaque, mas para já ficamos por aqui porque não há espaço para mais!

Depois de um almoço muito equilibrado, na cantina da escola, e com boas conversas à mistura, rumamos para o centro de Helsínquia, onde visitamos a nova biblioteca municipal. Um edifício moderno (tem apenas 4 meses), magnífico, com uma atmosfera indescritível. Ficamos de alma cheia, não só pela beleza do edifício mas também pela descontração e pelo respeito que estava bem patente nos seus utilizadores. Não há espaço nesta pequena publicação para relatarmos tudo o que nós sentimos neste espaço.

O dia terminou com um pequeno passeio à beira-mar.

Foi mais um dia enriquecedor!

José Carlos Campos & Alice Ferreira

Quarto dia de formação – 3 de Abril de 2019 (quarta-feira) – Helsinkia-Finlandia

Hoje o dia começou mais cedo!

Fizemos uma viagem de comboio até Tikkurila, seguida de um pequeno percurso de autocarro até à Helsinge Skola. Mais uma vez, fomos muito bem recebidos pela diretora, professores, alunos e staff.

Assistimos a uma apresentação sobre a caracterização da escola, ferramentas digitais, matrículas e logística associada a provas e exames. Ficamos surpreendidos pelo facto de todos os exames de realizarem digitalmente e terem uma duração média de 6 horas, podendo ir até às 8!!

Foi muito bom termos assistido a uma aula de Matemática, com a duração de 75 minutos, numa turma equivalente ao nosso nono ano. Tratava-se de uma aula de preparação para exame atendendo a que estes se realizam na Primavera e no Outono.

Houve espaço para um pequeno encontro com a professora de Matemática finlandesa e partilhamos ideias e experiências sobre as práticas de diferentes países, nomeadamente no que diz respeito ao ensino desta disciplina.

Seguiu-se mais uma breve palestra sobre ferramentas digitais de apoio a alunos e professores, ministrada por um professor desta escola.

Demos por terminado o período de formação na Finlândia. Muito mais teremos a dizer sobre esta experiência…

Depois de um excelente almoço nas instalações da nova e magnífica biblioteca de Helsinkia, seguimos em direção ao porto marítimo para rumarmos a Tallin (Estónia), onde se realizará o segundo período desta formação.

À chegada, fomos surpreendidos com uma cidade pitoresca, bastante acolhedora e com um estilo de vida muito próprio.

Terminamos o dia com um belo passeio pela cidade.

São muitas as expectativas em relação ao que nos espera nos próximos dias!

Estaremos aqui para vos contar…

José Carlos Campos & Alice Ferreira

Quinto dia de formação, 4 de abril de 2019 (quinta-feira) – Tallin (Estónia)

O dia começou como uma pequena caminhada até à universidade de Tallin. Estava um excelente dia de primavera com temperaturas bastante mais agradáveis do que em Helsinkia.

Fomos recebidos pelo James, o responsável pela coordenação da segunda parte do curso que agora se iniciava. Terminadas as formalidades da apresentação, seguimos em direção à primeira das três escolas a visitar – a Tallinn School 21. Os alunos tinham preparado uma recepção bastante calorosa com numa breve atuação musical. Se há escolas de sonho, está é uma delas! Excelentes condições físicas, um ambiente de aprendizagem fora de série, inovação tecnológica e pedagogias inovadoras! A visita foi guiada por alunos da escola e, à medida que esta avançava, ficávamos cada vez mais surpreendidos! O diretor fez questão de nos apresentar alguns vídeos sobre as principais atividades, para além de nos mostrar a organização da escola com várias referências ao sistema educativo da Estónia. Assistimos a aulas e a outras atividades dos alunos, das quais destacamos o projeto ligado à programação e robótica. A motivação, a autonomia, o sentido de responsabilidade estavam bem patentes nos alunos! Estes quase não utilizavam papel, quase tudo era feito no computador pessoal.

Depois de termos almoçado na universidade, dirigimo-nos para a escola Adolf Gymnasium. Tratava-se de um edifício magnífico: um antigo convento, agora convertido numa escola de referência da cidade. Sentimos um ambiente de aprendizagem muito parecido com o da outra escola.

“Nós queremos que os alunos sintam a escola como a sua casa” – foi uma das frases que nos marcou, dita pela coordenadora desta escola.

Há aqui muitos projetos inovadores, a maior parte destes no âmbito das novas tecnologias. Tivemos a oportunidade de contactar de perto com alguns deles. Excelente experiência!

O dia terminou com momentos de confraternização: um delicioso jantar com professores de diferentes nacionalidades.

Amanhã é outro dia… Mais novidades virão, numa cidade e num país que nos estão a surpreender!

José Carlos Campos & Alice Ferreira

Sexto dia de formação – Tallin, 5 de abril de 2019 (sexta-feira)

Para o sexto dia de formação estava prevista a terceira e última visita a escolas da Estónia.

Começamos o dia com uma caminhada de 30 minutos do hotel até à escola Russian Gymnasium. Durante o percurso sentimos de perto a vida da cidade e a rotina dos seus habitantes.

Esta escola era bastante diferente das que visitamos anteriormente, principalmente no que se refere à estrutura do edifício. Os alunos do ensino secundário foram os responsáveis pela visita guiada à escola e foram bastante prestáveis e simpáticos. Responderem com entusiasmo e satisfação às questões que lhes foram colocadas sobre o funcionamento da escola.

De seguida, assistimos a uma palestra sobre a utilização de Apps Google e de outras ferramentas digitais na sala de aula, orientada por uma professora da escola.

Um dos pontos mais marcantes que tivemos ao longo desta visita foi a oportunidade assistirmos a uma aula de História do ensino secundário, na qual os alunos trabalharam em grupos de uma forma bastante interativa, com recurso a ferramentas digitais. A forma das mesas e a organização da sala estavam adequadas a esta dinâmica de aula.

Almoçamos novamente na cantina da Universidade Tallin, onde passamos a tarde com atividades de formação.

A primeira foi uma palestra acerca da Educação na Estónia, centrada numa reflexão sobre aos bons resultados dos alunos deste país no PISA e no TIMSS.

Seguiu-se uma reflexão/avaliação sobre o trabalho desenvolvido ao longo da semana. Preenchemos vários questionários, que foram o ponto de partida para um debate com todos os participantes.

O formador entregou-nos os certificados de conclusão da formação e felicitou-nos pelo excelente trabalho desenvolvido pelo grupo ao longo deste curso.

Terminamos o dia com mais um belíssimo passeio pelas ruas e praças de Tallin.

Sempre a surpreender!

José Carlos Campos & Alice Ferreira

Sétimo e último dia de formação – Tallinn Estónia, 6 de abril de 2019

Esta semana de formação terminou de uma forma bastante descontraída.

O formador James foi o nosso guia numa visita aos principais locais da cidade: praças, igrejas, mercados, monumentos…

Constatamos que aos sábados a cidade desperta com uma outra vida.

Os habitantes locais fazem as suas compras, tomam um café numa das muitas e belas esplanadas da cidade e passeiam descontraidamente pelas ruas.

Durante esta visita houve vários momentos de partilha entre os participantes de diferentes países.

Terminamos a semana de formação com um jantar de despedida, num restaurante típico de Tallin. Um excelente momento de convívio!

Muito mais haverá para dizer em relação a esta experiência marcante, que consideramos ser um bom contributo para o desenvolvimento do nosso projeto:

“Alargar horizontes para uma escola multicultural do século XXI”

José Carlos Campos & Alice Ferreira