Campeonato Nacional de Atletismo

A Escola Secundária Alcaides de Faria vai estar no Campeonato Nacional de Atletismo que decorrerá na cidade de Elvas de 31 de Maio a 02 de Junho.
Com a participação de Beatriz Rios em 1500m., José Fernandes em 1500m. e Álvaro Terroso em salto em altura, a nossa delegação Irá integrar a seleção norte, com vista às melhores classificações.
A delegação foi recebida pelo Sr. Diretor do Agrupamento professor Manuel David Lourenço que desejou uma boa participação aos três.
Na foto podemos identificar da esquerda para a direita o prof. Ricardo Cibrão (responsável pelo grupo/equipa de Atletismo), José Fernandes, Beatriz Rios, Álvaro Terroso, prof.ª Maria do Céu Fontainhas (coordenadora do DE) e prof. Manuel David Lourenço (Diretor do Agrupamento).

“O Ténis está ao rubro na ESAF”

Com mais um ano letivo a terminar, o Ténis na ESAF, tem muitos motivos para sorrir.

São às dezenas os alunos que aparecem aos 3 treinos por semana do Grupo/Equipa de Desporto Escolar na Modalidade de Ténis, quer chova quer faça sol. A alegria e motivação dos alunos participantes, desde os mais novos (6º ano) até aos com mais idade (12ºano) é de salutar, dando ainda mais motivos aos responsáveis do agrupamento e respetivos professores para apostarem cada vez mais na solidificação e desenvolvimento deste projeto.

Terminada agora a competição dos alunos dos escalões de iniciados e juvenis, também podemos aferir o sucesso ao nível classificativo. Quanto a nível Distrital, no escalão de iniciados masculinos os representantes da ESAF conseguiram um primeiro lugar (João Mateus), um segundo lugar (Nuno Maciel), um terceiro lugar (Tiago Gomes) e um quinto lugar (Francisco Dias). No escalão de juvenis femininos, as duas alunas participantes obtiveram um terceiro (Raquel Silva) e um quarto lugar (Sandra Faria). Já relativo ao escalão de juvenis masculino a prestação dos alunos valeu um segundo lugar (Ricardo Cardoso) e um quinto lugar (Vasco Costa). Destes alunos seis foram apurados para a Fase Regional Norte que se realizou no dia 22 de maio de 2019. Também aqui os nossos representantes conseguiram umas classificações não menos honrosas, demonstrando elevado espírito desportivo e fair play. No escalão de iniciados masculinos os representantes da ESAF conseguiram um quarto lugar (Nuno Maciel), um quinto lugar (João Mateus) e um oitavo lugar (Tiago Gomes). No escalão de juvenis femininos, as duas alunas participantes obtiveram um nono lugar (Sandra Faria) e um décimo lugar (Raquel Silva). Já relativo ao escalão de juvenis masculino o aluno Ricardo Cardoso terminou a competição com um quarto lugar.

De referir, também, que todos os alunos de outras escolas do concelho podem inscrever-se nestes grupos/equipa, sendo celebrado um protocolo entre a escola de origem e a ESAF (tal como já acontece com alunos da EB23 Gonçalo Nunes e da Escola Secundária de Barcelos) uma vez que a ESAF é a única escola do concelho que tem oferta da modalidade de Ténis.

Neste ano letivo, ainda teremos mais alunos a competir na ESAF. O escalão de infantis realizará a Final Distrital no dia 12 de junho de 2019 na parte da tarde.

Bem-haja a todos.

Campeonato Regional do Desporto Escolar na Modalidade de Atletismo – 2019

Sábado dia 11 de maio decorreu no Complexo Desportivo de Lousada, o campeonato regional do desporto escolar na modalidade de Atletismo. O AEAF participou com um total de 8 atletas em representação das seleções distritais da CLDE de Braga.
Destacam-se os atletas José Fernandes em iniciados e Beatriz Rios, juvenis, que obtiveram o 1° lugar nos 1500m. Álvaro Terroso no escalão de juvenis obteve o 4° lugar em salto em altura. Estes atletas apuraram-se para o campeonato nacional da modalidade.

Encontro Regional de Basquetebol 3×3 – 2019

Basquetebol 3X3

Realizou-se no passado dia 09 de Maio, no Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira, o Encontro Regional de Basquetebol 3×3, com a participação de duas equipas do AE Alcaides de Faria no escalão de Iniciados Masculinos e Juvenis Femininos.

Destaque para a equipa de Iniciados Masculinos constituída por Tiago Afonseca, Frederico Rodrigues, Ivo Vale e Nuno Sidónio que se sagrou campeã regional, garantindo assim, o direito a participar na final nacional que se realizará dia 30 de Maio em Elvas/Campo Maior.

Encontro Distrital de Escolas na Modalidade de Atletismo – 2019

Sábado, 27 de Abril decorreu na Pista de Atletismo Gémeos Castro em Guimarães o Encontro Distrital de Escolas na modalidade de Atletismo, com mais uma participação de relevo do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.

Destacam-se pelos resultados alcançados:

Beatriz Rios, 1° lugar em 1.500 metros;
Ana Carolina Rodrigues, 1° lugar em Salto em Altura;
José Fernandes, 1° lugar em 1.500 metros;
Álvaro Terroso, 1° lugar em salto em altura;
Joana Pereira, 2° lugar lançamento do peso;
Mónica Costa, 2° lugar em 1.500 metros;
Soraia Silva, 3° lugar em 60m.barreiras;
Luís Cardoso, 3° lugar em lançamento do peso;
Diogo Rodrigues, 3° lugar em 1.500m.

No entanto toda a equipa está de parabéns pelas prestações e comportamento demonstrado em toda a prova.
Relevo de destaque para os juízes de prova do nosso agrupamento que com a competência habitual e empenho, colaboraram com a organização para que esta prova tenha sido mais um grande sucesso.