Orçamento Participativo Escolas e Assembleia Municipal Jovem – Barcelos 2023 – AEAF
Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria
Resultado da Votação do Orçamento Participativo Escolas 2023 – ESAF
Votaram um total de trezentos e oito alunos, de entre uma população estudantil de mil quinhentos e cinquenta e sete alunos, tendo a:
Proposta A – cento e oitenta e nove votos, o que perfaz uma percentagem de sessenta e um porcento, virgula três;
Proposta B – cento e dezasseis votos, o que perfaz uma percentagem de trinta e sete porcento, virgula sete.
Tivemos ainda dois votos em branco e um nulo.
Totais | |
Proposta A | 189 |
Proposta B | 116 |
Brancos | 2 |
Nulos | 1 |
Total | 308 |
A Proposta A – Clube 100 à hora e de Patinagem/Sobre Rodas – aquisição de material desportivo para os alunos para o Clube 100 à hora e para o Clube de Patinagem foi então aprovada, já que obteve mais de cinquenta por cento dos votos.
Votação das Propostas – ESAF
24 de março de 2023 (6ª feira)
das 9.30h às 17.00h
Biblioteca da ESAF
Orçamento Participativo Escolas:
A) Clube 100 à hora e de Patinagem
Proponentes: Diogo Lemos 8E-AF
B) Sala de Exposições Informal
Proponentes: 4 alunas do 11K
Assembleia Municipal Jovem – Barcelos
A) Caminho de Santiago – “A Herança”
Proponentes: vários alunos Ensino Secundário
ALUNOS
O Orçamento Participativo de Escolas (OPE) foi um projeto criado pelo Ministério da Educação, o qual atribuiu uma verba monetária por estabelecimento de ensino, de acordo com o número de alunos da escola.
Os alunos, individualmente ou em grupo, podem elaborar uma proposta para aquisição de bens ou serviços, com vista a melhorar o funcionamento da escola ou do processo ensino – aprendizagem.
As propostas vão ser posteriormente analisadas e, após validadas e divulgadas, serão alvo de votação por parte de todos os alunos do estabelecimento de ensino (24 de março – dia do estudante)
A(s) proposta(s) mais votada(s) será atribuída a verba disponibilizada pelo Ministério da Educação, para execução do projeto (1577,00€ na ESAF e 500,00€ na EB23 Manhente).
Com o OPE do AEAF pretende-se:
a) que os alunos possam participar mais ativa e civicamente, de uma forma democrática, nas decisões relativas à gestão e funcionamento do seu estabelecimento de ensino, com vista à introdução de melhorias, de acordo com as suas necessidades e interesses,
b) proporcionar aos alunos a possibilidade de apresentarem as suas preocupações, de aprenderem a negociar, a articular, a debater e a formular opiniões, desenvolvendo o sentido de cidadania e o espírito crítico, contribuindo para a resolução dos problemas da sua escola.
Reconhecida a importância do OPE como instrumento para o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum, este será mais uma vez, neste ano letivo, tematicamente direcionado para a inclusão, desafiando os estudantes a apresentar propostas dirigidas à inclusão de todos, sobretudo dos mais afetados pela pandemia.
Assim, no contexto do OPEscolas-Inclui, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.
As propostas são elaboradas por estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, devendo identificar claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Os alunos têm de fazer a candidatura através do preenchimento da ficha de candidatura, devidamente preenchida, tendo em conta as datas e considerações emanadas no regulamento específico deste orçamento participativo das escolas.
É possível apresentar diretamente as candidaturas em www.opescolas.pt, no separador “Inscrição”. Esta opção não exclui a possibilidade de entrega da candidatura em papel na secretaria, sendo que, neste caso, caberá à escola introduzi-la nesta mesma página, respeitando os prazos regulamentados.