Orçamento Participativo Escolas e Assembleia Municipal Jovem – Barcelos 2023 – AEAF

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria

Resultado da Votação do Orçamento Participativo Escolas 2023 – ESAF

Votaram um total de trezentos e oito alunos, de entre uma população estudantil de mil quinhentos e cinquenta e sete alunos, tendo a:

Proposta A – cento e oitenta e nove votos, o que perfaz uma percentagem de sessenta e um porcento, virgula três;

Proposta B – cento e dezasseis votos, o que perfaz uma percentagem de trinta e sete porcento, virgula sete.

Tivemos ainda dois votos em branco e um nulo.

Totais
Proposta A189
Proposta B116
Brancos2
Nulos1
Total308

A Proposta A – Clube 100 à hora e de Patinagem/Sobre Rodas – aquisição de material desportivo para os alunos para o Clube 100 à hora e para o Clube de Patinagem foi então aprovada, já que obteve mais de cinquenta por cento dos votos.

Votação das Propostas – ESAF

24 de março de 2023 (6ª feira)

das 9.30h às 17.00h

Biblioteca da ESAF

Orçamento Participativo Escolas:

A) Clube 100 à hora e de Patinagem

Proponentes: Diogo Lemos 8E-AF

B) Sala de Exposições Informal

Proponentes: 4 alunas do 11K

Assembleia Municipal Jovem – Barcelos

A) Caminho de Santiago – “A Herança”

Proponentes: vários alunos Ensino Secundário

ALUNOS

O Orçamento Participativo de Escolas (OPE) foi um projeto criado pelo Ministério da Educação, o qual atribuiu uma verba monetária por estabelecimento de ensino, de acordo com o número de alunos da escola.

Os alunos, individualmente ou em grupo, podem elaborar uma proposta para aquisição de bens ou serviços, com vista a melhorar o funcionamento da escola ou do processo ensino – aprendizagem.

As propostas vão ser posteriormente analisadas e, após validadas e divulgadas, serão alvo de votação por parte de todos os alunos do estabelecimento de ensino (24 de março – dia do estudante)

A(s) proposta(s) mais votada(s) será atribuída a verba disponibilizada pelo Ministério da Educação, para execução do projeto (1577,00€ na ESAF e 500,00€ na EB23 Manhente).

Com o OPE do AEAF pretende-se:

a)      que os alunos possam participar mais ativa e civicamente, de uma forma democrática, nas decisões relativas à gestão e funcionamento do seu estabelecimento de ensino, com vista à introdução de melhorias, de acordo com as suas necessidades e interesses,

b)      proporcionar aos alunos a possibilidade de apresentarem as suas preocupações, de aprenderem a negociar, a articular, a debater e a formular opiniões, desenvolvendo o sentido de cidadania e o espírito crítico, contribuindo para a resolução dos problemas da sua escola.

Reconhecida a importância do OPE como instrumento para o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum, este será mais uma vez, neste ano letivo, tematicamente direcionado para a inclusão, desafiando os estudantes a apresentar propostas dirigidas à inclusão de todos, sobretudo dos mais afetados pela pandemia.

Assim, no contexto do OPEscolas-Inclui, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

As propostas são elaboradas por estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, devendo identificar claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Os alunos têm de fazer a candidatura através do preenchimento da ficha de candidatura, devidamente preenchida, tendo em conta as datas e considerações emanadas no regulamento específico deste orçamento participativo das escolas.

É possível apresentar diretamente as candidaturas em www.opescolas.pt, no separador “Inscrição”. Esta opção não exclui a possibilidade de entrega da candidatura em papel na secretaria, sendo que, neste caso, caberá à escola introduzi-la nesta mesma página, respeitando os prazos regulamentados.