Musical Camões – um desafio à cooperação

Mais de 80 bailarinos, quatro atores, membros do clube de música, coordenados por 10 professores do Agrupamento, deram vida ao Príncipe dos Poetas, 500 anos depois do seu nascimento, projetando-o como “alma universal” a partir da Sala Multiusos da ESAF.

Durante 70 minutos e com a ajuda de uma jovem saída do público, Camões desafia os espectadores a embarcar na grande nau, num novo e ousado objetivo. Pesaroso no início, o poeta vai aliviando o peso da idade e passa a acreditar que realmente continua vivo em cada falante de português, confrontando mesmo o Velho do Restelo da fila da frente.

Quinze músicas, dez delas inéditas e com letras originais alusivas à celebração de Camões, “magistralmente” coreografadas, foram evocando momentos líricos e lendários do “grande Luís”, culminando numa apoteose rítmica que uniu participantes e espectadores em torno do “épico do povo”, para um futuro grandioso.

No final, a Diretora do Agrupamento destacou o empenho e colaboração de todos os envolvidos, salientando a importância da abertura da Escola à comunidade e a novos projetos.