Semana da Empatia

“Sentir com o outro”- 21 a 25 de fevereiro. 2022

Todos desejamos ver acontecer uma verdadeira revolução de empatia! ​Entre 21 e 25 de fevereiro, todos os parceiros da rede da Academia de Líderes Ubuntu- “Eu sou porque tu és” (Programa da DGE da qual a ESAF faz parte) estão convidados a participar, implementando as suas propostas criativas de atividades ou, seguirem as sugestões da Academia de Líderes Ubuntu.

EMPATIA COM MÚSICA

Nos momentos de intervalo, haverá música nos átrios da escola e serão convidados, todos os elementos da comunidade a usarem esse momento para tocarem/cantarem/dançarem/animarem temas que sensibilizem para a empatia.

Para participarem,  nesta atividade, devem inscrever-se no formulário do link abaixo:

Link INSCRIÇÃO DE ATIVIDADES

FILME (CURTA) EMPATIA

Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, no 3º ciclo,  todas as turmas são convidadas a visualizarem a Curta  “Umbrela” e explorar a mensagem da curta (ficheiro anexo).

Links da Atividade:

Link do VÍDEO

Link da FICHA DE EXPLORAÇÃO

JARDIM DA EMPATIA

A comunidade cultivará um jardim de origamis de tulipas, com frases alusivas à empatia, e será convidada a construir a sua flor, colocá-la no jardim ou oferecê-la a quem entender, dentro ou fora da comunidade escolar.

EMPATIA INTERCULTURAL

No dia 24.fev., em parceria com as atividades da Biblioteca, alusivas ao “Feliz ano novo chinês… outra vez!” far-se-á a inclusão de outras culturas nesta semana da Empatia.

MOLDURA EMPÁTICA

Circulará, pela escola, uma moldura alusiva à Empatia, com frases  sobre como ser empático, que permitirão, aos interessados, tirar selfies para postarem  depois no padlet da atividade.

PADLET EMPATIA

Toda a comunidade será convidada a entrar num Padlet e registar os momentos mais empáticos, com comentários, fotos e vídeos.

Link do PADLET