AEAF – EPAS (European Parliament Ambassador Schools)


O Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria integra a rede EPAS (European Parliament Ambassador Schools) – Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu), desde o ano letivo 2020/2021.

Ao longo do ano letivo 2022/23, as atividades enquadradas nos valores Europeus Europa e na temática “Unidos na Biodiversidade” foram desenvolvidas na sequência dos projetos associados ao Clube dos Projetos Europeus, envolvendo vários docentes e alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos do ensino secundário científico-humanístico e profissional. Em seguida, apresentam-se os projetos desenvolvidos e que estão alinhados com os valores da União Europeia, o Projeto Educativo do Agrupamento e os conteúdos programáticos de várias disciplinas e alinhados com os objetivos da Educação para a Cidadania:

  1. Projeto Euroweek – participação com 8 alunos na mobilidade para a Suécia e Dinamarca, subordinado ao mote da proteção ambiental – (setembro/2022) (https://www.instagram.com/p/CjJHVqwsWUO/ );
  2. Erasmus Days – evento para a disseminação de resultados do Projeto Erasmus+ e que resultou em ações e workshops com algumas turmas e na Biblioteca da ESAF (outubro/2022) (https://www.instagram.com/p/CjggzSsM7M3/ );
  3. Buy Nothing Day – Inserido na temática da proteção ambiental, a Área Disciplinar de Inglês promoveu a atividade “Buy Nothing Day”, visando alertar para o consumismo excessivo e para a necessidade de adotar hábitos de consumo mais sustentáveis e de reutilização. As atividades incluíram uma workshop de literacia financeira e sustentabilidade, a exibição do documentário “Fast Fashion” e troca de artigos, dando-lhes nova vida e utilidade, envolvendo toda a comunidade. (novembro/23) (https://www.instagram.com/p/ClT9n-DoDJW/)
  4. Projeto Erasmus+VET, Ensino Profissional, parceria com a Câmara de Barcelos – mobilidade de estágio em empresas eslovenas. O projeto envolveu 4 professores e 34 alunos dos cursos profissionais de Mecatrónica, Multimédia, GPSI e Contabilidade. Estes dois projetos envolveram uma preparação dos participantes para a imersão cultural a que iriam estar sujeitos no contacto direto com a realidade laboral, cultural e social dos respetivos países, de respeito pela diferença e apreço pela diversidade europeia. (novembro/22 e maio/23) (https://www.instagram.com/p/CsTt4GtMfrL/ );
  5. Projeto de intercâmbio com escola Checa de Klatovy, ao abrigo de protocolo com o Instituto Camões e Embaixada de Portugal, tendo envolvido várias sessões de videoconferência com alunos do 10ºI e projeto acerca dos países;
  6. Projeto de intercâmbio “Our planet, our life” com escola IES Elcano, de Sanlucar de Barrameda, Espanha – envolveu 28 alunos, com acolhimento na ESAF em fevereiro e mobilidade em abril/2023 (https://www.instagram.com/p/CrO7U2Is37e/ );
  7. Acolhimento de 42 alunos Erasmus+ de escolas belga e polaca: foram envolvidas turmas em atividades de grupo (subordinadas à proteção ambiental, preservação de espécies e habitats e a sustentabilidade) e com visita de estudo ao Parque Natural do Litoral Norte, em Esposende, e ao Centro Interpretativo de S. Lourenço (março/23) (https://www.instagram.com/p/CqNiR7RMLWl/ );
  8. EPAS -European Parliament Ambassador Schools – participação no 2ºEncontro Nacional EPAS – Famalicão com 3 alunas juniores. Esta foi uma excelente oportunidade para conhecermos presencialmente os parceiros EPAS, para partilhar experiências, enriquecendo e fortalecendo os laços da cidadania europeia. (maio/23) (https://www.instagram.com/p/Cr-h2zrMJ3o/ );
  9. Celebração do Dia da Europa: com evento musical, durante as atividades do projeto Erasmus “Apps for students”, a decorrer na Turquia (https://www.instagram.com/p/CsTdfiXtYBd/ ; https://www.instagram.com/p/CsEuhDZMxjW/ )
  10. Conferência “Unidos na biodiversidade”, com a presença da coordenadora nacional, Drª Isabel Baltazar. Decorreu no espaço da Biblioteca da ESAF e com a presença das turmas 8ºB, 11ºB e 11ºF (maio/2023) (https://www.instagram.com/p/CspN-ZToOTv/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==);
  11. Erasmus+ job-shadowing – acolhimento de professores da Bélgica, Roménia, Polónia, Espanha, Itália, Eslovénia em visita à escola para conhecer o sistema de ensino, o funcionamento das aulas e tecnologias usadas, os projetos desenvolvidos, etc. (ao longo do ano);
  12. Colaboração no projeto promovido pelos Clubes Europeus da DGE, subordinado à temática «Juventude – futuro da Europa», com a dinamização de atividades nas turmas do 10ºano (ao longo do ano.

A coordenadora EPAS,

Profª Olinda Martins

Festival BARRO À PAREDE


A 1ªEdição da “Bienal Cultura & Educação 2023 – Retrovisor: uma história do futuro” é um evento nacional do Plano Nacional das Artes que decorrerá de 1 de março a 30 de junho de 2023. Esta Bienal é dirigida à infância e juventude, e visa refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.

BARRO À PAREDE
VISÃO – Um festival – uma série de eventos culturais ligados à olaria e às artes do barro, um lugar de encontro, uma celebração de várias manifestações artísticas.
MISSÃO – Este festival promove vivências culturais e criativas numa escola onde todos os alunos e alunas gostam de estar: permite aos alunos conhecer e valorizar o seu património local e a sua herança cultural ligada às práticas artísticas artesanais.
PARA QUEM? – Alunos/ crianças e jovens das várias faixas etárias das escolas do agrupamento, cidadãos de todas as idades.
ONDE? – No Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria e na cidade de Barcelos.
QUANDO? – De 1 de março a 30 de junho de 2023.
COM QUEM? – Com as escolas Agrupamento, os criadores, as autarquias, os municípios e as instituições públicas e privadas.

Festival BARRO À PAREDE, de 01/03 a 30/06, no Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.


BARRO À PAREDE | PROGRAMAÇÃO



Link da Bienal Cultura e Educação 2023:

https://bienalculturaeducacao.org/

Clube do Desporto Escolar do Agrupamento Alcaides de Faria


O Clube do Desporto Escolar do Agrupamento: Tem como finalidade promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade e contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

A participação nas atividades do Clube é gratuita e todo o material e equipamento necessários à competição é fornecido pela escola.

Baile de Gala do 11ºano da ESAF – 2022


No dia 8 de julho de 2022, realizar-se-á pela primeira vez na Quinta das Princesas um Baile de Gala para os alunos do 11ºano do ensino regular da ESAF.

Com a realização deste evento pretende-se fortalecer as relações interpessoais entre os intervenientes, bem como enriquecer a articulação escola-meio, promovendo a participação dos pais e encarregados de educação e a comunidade educativa no seu todo.

Semana da Empatia

“Sentir com o outro”- 21 a 25 de fevereiro. 2022

Todos desejamos ver acontecer uma verdadeira revolução de empatia! ​Entre 21 e 25 de fevereiro, todos os parceiros da rede da Academia de Líderes Ubuntu- “Eu sou porque tu és” (Programa da DGE da qual a ESAF faz parte) estão convidados a participar, implementando as suas propostas criativas de atividades ou, seguirem as sugestões da Academia de Líderes Ubuntu.


EMPATIA COM MÚSICA

Nos momentos de intervalo, haverá música nos átrios da escola e serão convidados, todos os elementos da comunidade a usarem esse momento para tocarem/cantarem/dançarem/animarem temas que sensibilizem para a empatia.

Para participarem,  nesta atividade, devem inscrever-se no formulário do link abaixo:

Link INSCRIÇÃO DE ATIVIDADES

FILME (CURTA) EMPATIA

Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, no 3º ciclo,  todas as turmas são convidadas a visualizarem a Curta  “Umbrela” e explorar a mensagem da curta (ficheiro anexo).

Links da Atividade:

Link do VÍDEO

Link da FICHA DE EXPLORAÇÃO

JARDIM DA EMPATIA

A comunidade cultivará um jardim de origamis de tulipas, com frases alusivas à empatia, e será convidada a construir a sua flor, colocá-la no jardim ou oferecê-la a quem entender, dentro ou fora da comunidade escolar.

EMPATIA INTERCULTURAL

No dia 24.fev., em parceria com as atividades da Biblioteca, alusivas ao “Feliz ano novo chinês… outra vez!” far-se-á a inclusão de outras culturas nesta semana da Empatia.

MOLDURA EMPÁTICA

Circulará, pela escola, uma moldura alusiva à Empatia, com frases  sobre como ser empático, que permitirão, aos interessados, tirar selfies para postarem  depois no padlet da atividade.

PADLET EMPATIA

Toda a comunidade será convidada a entrar num Padlet e registar os momentos mais empáticos, com comentários, fotos e vídeos. 

Link do PADLET