“Feliz Ano Novo outra vez!”

Em mais uma iniciativa cultural promovida pelo Programa de Educação Estética e Artística, celebrou-se o novo ano do Tigre, no agrupamento de escolas Alcaides de Faria, Barcelos. As festividades do novo ano chinês prolongam-se por todo o mês de fevereiro e a iniciativa “Feliz Ano Novo outra vez!” pretendeu alargar os horizontes culturais dos alunos, construindo pontes entre dois países distantes, dando a conhecer à comunidade educativa algumas das tradições culturais da China milenar. Envolvendo mais de 500 alunos das turmas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical, do 2º e 3º ciclo, clube de Música e artes, alunos de Educação Especial e do curso profissional de Multimédia do 10º ano de escolaridade, a iniciativa cultural contou com a colaboração de dez professores que dinamizaram o projeto durante mais de dois meses, culminando com uma apresentação pública no átrio e bibliotecas da escola, nos dias 24 e 28 de fevereiro de 2022. A fruição de experiências estéticas diferentes, estimulando a criatividade e incluindo todos, regulou o princípio da iniciativa em todos os seus momentos artísticos, desde a construção e o desfile de lanternas do ano novo do Tigre; a edificação e a expressão corporal aliada à dança do dragão; a composição e execução instrumental de temas associados; a criação de uma narrativa visual ilustrativa da lenda do monstro Nian e a sua retroprojeção; a leitura expressiva de excertos do romance “Cisnes Selvagens” de Jung Chang; a ativação da meditação oriental em exercícios de concentração e silêncio e a visualização de filmes chineses na biblioteca da escola. Esta iniciativa cultural resultou de uma parceria entre o PEEA, o Museu do Oriente e o AE Alcaides de Faria, através de estreita colaboração com a sua Rede de Bibliotecas e o PNC.