“Feliz Ano Novo outra vez!”

Em mais uma iniciativa cultural promovida pelo Programa de Educação Estética e Artística, celebrou-se o novo ano do Tigre, no agrupamento de escolas Alcaides de Faria, Barcelos. As festividades do novo ano chinês prolongam-se por todo o mês de fevereiro e a iniciativa “Feliz Ano Novo outra vez!” pretendeu alargar os horizontes culturais dos alunos, construindo pontes entre dois países distantes, dando a conhecer à comunidade educativa algumas das tradições culturais da China milenar. Envolvendo mais de 500 alunos das turmas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical, do 2º e 3º ciclo, clube de Música e artes, alunos de Educação Especial e do curso profissional de Multimédia do 10º ano de escolaridade, a iniciativa cultural contou com a colaboração de dez professores que dinamizaram o projeto durante mais de dois meses, culminando com uma apresentação pública no átrio e bibliotecas da escola, nos dias 24 e 28 de fevereiro de 2022. A fruição de experiências estéticas diferentes, estimulando a criatividade e incluindo todos, regulou o princípio da iniciativa em todos os seus momentos artísticos, desde a construção e o desfile de lanternas do ano novo do Tigre; a edificação e a expressão corporal aliada à dança do dragão; a composição e execução instrumental de temas associados; a criação de uma narrativa visual ilustrativa da lenda do monstro Nian e a sua retroprojeção; a leitura expressiva de excertos do romance “Cisnes Selvagens” de Jung Chang; a ativação da meditação oriental em exercícios de concentração e silêncio e a visualização de filmes chineses na biblioteca da escola. Esta iniciativa cultural resultou de uma parceria entre o PEEA, o Museu do Oriente e o AE Alcaides de Faria, através de estreita colaboração com a sua Rede de Bibliotecas e o PNC.

Projetos/Eventos PNA

DIA 5 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA – DESAFIOS

Em 2019, a Unesco proclamou o dia 5 de maio como o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. A nossa Língua, para além de ser uma das mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes, é também a mais falada no hemisfério sul.

Para assinalar esta data, o Plano Nacional das Artes propõe o seguinte desafio às crianças e aos jovens:

Criação e envio para o PNA de trabalhos em vídeo e outros suportes, que façam a exploração criativa da língua portuguesa, tendo em conta a sua dimensão polifónica (os vários sotaques, as diferenças, a riqueza de uma língua falada de formas diferentes em todo o mundo) e/ou o português nas diversas formas de expressão artística.

Os trabalhos deverão ter a duração máxima de um minuto e seguir as indicações técnicas anexas, bem como respeitar as normas da Lei no que diz respeito aos Direitos de Autor.

O prazo limite para envio dos trabalhos é até às 12 horas do dia 2 de maio.

Os trabalhos que respeitarem as condições acima descritas serão depois divulgados nas redes sociais PNA.

Apresentamos, em anexo, algumas sugestões/inspirações de formatos para os trabalhos, que não invalidam quaisquer outros que pretendam explorar.



Atividade do PNA – Mochila Cultural Digital PNA: “Musical Clean Water Act” – 12 de maio

O Plano Nacional das Artes, em parceria com o Agrupamento de Escolas (AE) da Bemposta, em Portimão, tem o prazer de convidar os vossos alunos do 3º Ciclo do Ensino do Básico e do Ensino secundário a assistirem à transmissão em direto do espetáculo teatral “MUSICAL CLEAN WATER ACT”, apresentado no TEMPO, Teatro Municipal de Portimão, com encenação de Jenny O. Jacobsson e interpretação dos alunos do Ensino Integrado de Música e dos Cursos Profissionais de Instrumentista de Jazz, de Cordas e Tecla e de Intérprete Ator/Atriz, do AE da Bemposta.

Trata-se de um Musical, que inclui música clássica, jazz e dança, com um novo olhar sobre o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, adaptado ao contexto algarvio. As famílias Montéquio e Capuleto transformam-se em locais e estrangeiros cuja rivalidade antiga é inflamada por um concurso, “The Clean Water Act”. A competição é iniciada com boa intenção, mas dá origem à ganância no coração da população, gerando divisão, desconfiança, antagonismo. Aborda-se a temática da diversidade através do choque cultural, fundamentado no território.

Acontecerá no dia 12 de maio, 5.ª feira, pelas 10h30 e 9h30 nos Açores, e terá a duração de, aproximadamente, 70 minutos.

Temos também o prazer de vos convidar a participar na conversa Arte e Cultura – agentes promotores da cidadania, com o Comissário do PNA, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, o Delegado Regional de Educação do Algarve e a Vereadora da Educação e da Cultura de Portimão e os intérpretes, estando previsto o término da Mochila Cultural para as 12h30.

A transmissão será feita por streaming e em direto, através do canal Youtube da DGEstE:

https://www.youtube.com/c/DGEstEMinisteriodaEducacao

Esta iniciativa integra a nossa iniciativa Mochila Cultural Digital, no âmbito do Plano de Recuperação de Aprendizagens Escola + 21/23.



Projeto CINARTS (ENTRAR)

Projeto para mediadores, professores e alunos que cruza as artes visuais e o cinema na perspetiva arte&educação, com materiais e propostas para sala de aula



Mais de 200 filmes disponíveis para instituições e coletividades (ENTRAR)

Cinemateca Digital Anilupa é uma plataforma online, que reúne mais de 200 filmes de animação organizados por várias categorias e temáticas, que foram realizados pelos grupos de crianças, jovens e adultos. Com o intuito de promover a utilização deste património cinematográfico para fins educativos e culturais, a plataforma proporciona acesso gratuito às escolas e outras instituições do âmbito educativo, cultural ou social. O desenvolvimento da plataforma online da Cinemateca Digital foi realizado com apoio do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense.

Apresentação da Cinemateca Digital Anilupa

Evento de apresentação da Cinemateca Digital Anilupa do Centro Lúdico da Imagem Animada ANILUPA, valência da Associação de Ludotecas do Porto, que irá acontecer em formato online, no próximo dia 19 de janeiro, quarta-feira, às 16h30.

Acesso ao evento: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84817609905

Evento online | 19 JAN 2022 | 16h30

O evento do lançamento da plataforma “Cinemateca Digital Anilupa” é dirigido a professores, educadores, animadores e outros agentes educativos e culturais. Para além da apresentação das potencialidades e do funcionamento da Cinemateca Digital, pretende-se neste evento criar um espaço da reflexão e partilha sobre cinema enquanto arte e recurso pedagógico em diversos contextos educativos. Deixamos o convite a todos os participantes para intervir na discussão e na partilha das experiências no debate que terá os contributos do José Manuel Silva, docente licenciado em Ciências de Educação, Guilherme Rodrigues, docente do 1º Ciclo do Ensino Básico e Município do Porto.

Equipa do CLIA Anilupa

www.anilupa.pt | tel. 222081213 | info@anilupa.pt



“Onde Está o Gil?”(ENTRAR)

A atividade “Onde Está o Gil?” – Visita Virtual ao Mundo do Teatro conduzida por Gil Vicente já se encontra disponível .

“Visita Virtual ao Mundo do Teatro”

Visita em vídeo, conduzida por Gil Vicente, é o núcleo central de um projeto que pretende dar a conhecer o teatro visto desde dentro porque o teatro não é apenas os atores que representam a cada dia o espetáculo que o público pode ver. O teatro é também o resultado do trabalho de uma enorme equipa de fazedores: artistas, técnicos, atores, produtores, etc. normalmente invisível para o público em geral.

“Entrevistas & Testemunhos”

Dá a conhecer através de dezenas de entrevistas e centenas de perguntas a variedade das profissões associadas à criação de um espetáculo.

“Fichas de Atividades Pedagógicas”

Organizadas por ciclos de ensino procuram consolidar e alargar o interesse dos alunos sobre a temática das profissões ligadas à criação de um espetáculo.

Programa de Educação Estética e Artística (PEEA)


O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), iniciativa da Direção-Geral da Educação, pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

Neste contexto, acompanha os educadores e professores, de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística – a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

Considerando as parcerias estabelecidas com agrupamentos de escolas, centros de formação de associação de escolas, instituições culturais e autarquias, o PEEA propõe um plano de iniciativas conjuntas e mutuamente enriquecedoras, no território nacional, para o desenvolvimento profissional e uma atitude docente mais autónoma, respondendo à necessidade de transformar e reajustar as práticas educativas na escola de hoje. Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade. Esta rede de professores realiza ações sequenciadas que reconhecem a Arte como forma de conhecimento e valorizam as culturas locais e globais para a construção de uma marca de identidade.


Iniciativas do PEEA do AEAF:

“Feliz Ano Novo outra vez!” – 2022

Relações de Turma 2021/2022 – AEAF

Escola Básica e Jardim de Infância de Areias
Escola Básica Caminhos - Lama
Escola Básica e Jardim de Infância de Galegos-Santa Maria
Escola Básica e Jardim de Infância de Galegos-São Martinho
Escola Básica e Jardim de Infância de Oliveira
Escola Básica e Jardim de Infância da Ucha
Escola Básica e Jardim de Infância de Manhente
Escola Secundária Alcaides de Faria

Projetos – Erasmus+ – AEAF

Intercâmbios Anuais ou Bianuais:

Projeto Euroweek
Países Baixos
Theresialyceum, de Tilburg
Polónia
Gymnasium de Bialystok
Letónia
Gulbene Gymnasium
Dinamarca
Kalundborg Gymnasium


Erasmus+

2020-2023:

Increasing Student Competencies in Mobile Applications and Diversifying Digital Skills – Erasmus+ 2020-1-DE03-KA229-077283_1

2020-2023:

PROFISSIONAL-ERASMUS+ «BET- Bridging education and training by real experiences in labour market »

2020-2022:

STOP violence through dance and outdoor activities Erasmus+ 2020-1-RO01-KA105-079608

2020-2022:

21st Century active Citizenship Erasmus+ 2020-1-RO01-KA105-079608

2018-2021:

WE ARE BETTER FRIENDS WITH OUR STORIES – Erasmus+ 2018-1-PT01-KA229-047400_1

A ideia do projeto foi desenvolvida como resultado das necessidades identificadas pelas escolas parceiras – Roménia, Eslováquia, Polónia e Turquia – coordenadas pela Escola Secundária Alcaides de Faria, tendo por base as lendas e histórias de cada país.

O mundo das histórias é um mundo sem fronteiras. As histórias representam abordagens holísticas ao ensino e aprendizagem que permitem o envolvimento dos alunos com material rico e autêntico. As histórias são um instrumento de comunicação essencial para a aprendizagem experimental, permitindo aos alunos conhecer a sua herança cultural e o património cultural europeu, promovendo a criatividade através do meio das histórias e a criação de uma cultura de aceitação e respeito mútuo.

Site Projeto:

“WE ARE BETTER FRIENDS WITH OUR STORIES”


2018-2021:

RIGHTFUL PERCEPTION OF REALITY – Erasmus+ TR01-KA-229-059125_4


2018-2020:

“VET me today, JOB me tomorrow” – Erasmus+ 2018-1-PT01-KA102-047086


2016-2018:

“Combating discrimination and bullying” – Erasmus+

Etwinning

Facebook