Parlamento dos Jovens – AEAF 2025


Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa, tem por objetivos:

Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.


O Programa desenvolve-se em três fases, ao longo do ano letivo, que são semelhantes para as sessões do ensino básico e do ensino secundário – Sessão Escolar (realizada em cada escola que se candidatou ao programa); Sessão Distrital (no distrito a que pertence o concelho da escola em causa – no nosso caso em Braga); Sessão Nacional (decorre na Assembleia da República).

Este ano em que se comemora os 30 anos de existência do Programa (iniciou em 1995), o tema escolhido é: Novas Tecnologias, oportunidades e desafios para os jovens.

A Escola Secundária Alcaides de Faria, fez-se representar na Sessão Distrital que decorreu no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Braga na passada terça-feira (dia 18), pelos alunos Daniel Filipe Barbosa Senra e Sara Isabel Barbosa Martins, na qualidade de deputado e deputada efetiva, a aluna Matilde Cardoso Lamela enquanto deputada suplente e pelo professor José Maria Cardoso como coordenador do programa do ensino secundário.

Este/as aluno/as do 12º ano Turma E, tiveram uma participação muito ativa e demostraram grande capacidade de argumentação na defesa das propostas apresentadas, bem como no esclarecimento às perguntas formuladas sobre a eficiência e exequibilidade das medidas sugeridas.

Num total de 42 escolas secundárias do distrito presentes na sessão, a Escola Secundária Alcaides de Faria ficou em 4º lugar por votação de um universo de eleitores de 82 deputado/as. Este resultado eleitoral apurou a nossa escola para a Sessão Nacional a decorrer na Assembleia da República, nos dias 26 e 27 de maio.  Pelo mérito demostrado que muito dignifica a escola e que enaltece o papel relevante da participação cidadã dos jovens na vida social e politica da escola, da localidade e do país, o Senhor Diretor do Agrupamento e toda a comunidade escolar parabeniza e felicita o/as referidos aluno/as.

Clube de Teatro da ESAF


O Clube de Teatro da Escola Secundária Alcaides de Faria informa que estão abertas as inscrições para integrar este ateliê de artes performativas, que funcionará à sexta-feira, das 14.30 às 16.00 horas.

As inscrições devem ser feitas através do link destacado abaixo:

https://forms.gle/S6PEDa4VAELdrcF46

Esta iniciativa visa promover valores artísticos, literários e culturais, fomentando a criatividade, o espírito crítico, a comunicação e diferentes formas de expressão, garantindo assim a articulação de linguagens diversificadas.                                                          

Inscreve-te. Dá palco aos teus sonhos!


Camões na estreia do Clube de Teatro ESAF

O Clube de Teatro da ESAF levou à cena “Eu, Camões”, na Biblioteca Escolar, uma peça inserida nas Comemorações dos 500 anos do nascimento do Príncipe dos Poetas.
A representação da obra inédita destaca o sonho de um jovem em ser um novo Camões, descobrindo que as mães de ambos, tal como eles, têm o mesmo nome.
Esta encenação constituiu a estreia e o primeiro sucesso do clube de teatro experimental, revelando já destacados desempenhos e promessas seguras nas artes performativas.
Para os professores responsáveis, este foi um momento de regozijo por ver que os alunos ultrapassaram alguma ansiedade de enfrentar o público, esse grande juiz, e deram vida às personagens de um espetáculo que culmina com as cores da pátria.

O Clube de Teatro continua aberto à participação dos alunos, sendo os ensaios à sexta-feira, das 14.25 às 16.00.

Ano Letivo 23-24

Avaliação do Sucesso Académico do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria:

Especifico Ensino Profissional:


Relatório sobre o funcionamento Geral do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria:

CLUBE DE MATEMÁTICA: MATTIC


Ano letivo: 2024 / 2025

Público-alvo: Alunos da Escola Secundária Alcaides de Faria

Enquadramento:

   Tendo em vista a importância que a Matemática desempenha na formação dos alunos, surgiu a necessidade de criar um espaço no qual os alunos tenham oportunidade de complementar as atividades desenvolvidas na sala de aula, nomeadamente na utilização das tecnologias.

Objetivos:

  • Criar um novo espaço de aprendizagem da Matemática, sem que haja obrigatoriedade de frequência (apenas inscrição), fomentando a autonomia dos alunos no desenvolvimento do seu trabalho;
  • Desenvolver o gosto pela Matemática;
  • Desenvolver as capacidades de raciocínio, comunicação, cooperação e a criatividade;
  • Fomentar técnicas para a resolução de problemas;
  • Promover a ocupação dos tempos livres dos alunos;
  • Criar o gosto e a identificação com a Escola;
  • Promover a inclusão e contribuir para diminuir as desigualdades.

Recursos:

  • Os disponíveis na área disciplinar de Matemática
  • Uma sala com computadores

   O Clube funcionará num horário que permita a presença de um professor da disciplina de Matemática.

Atividades a desenvolver:

  • Esclarecimento de dúvidas, nomeadamente a alunos que tenham estado ausentes por doença ou participação em intercâmbios;
  • Apoio na utilização das calculadoras gráficas;Iniciação aos algoritmos;
  • Orientação na elaboração de trabalhos;
  • Atendendo à desmaterialização da avaliação externa, fomentar a utilização de softwares de escrita matemática;
  • Elaboração e utilização de provas modelo na plataforma INTUITIVO.

  • Professores dinamizadores:

    Albino Linhares

    Clara Figueiredo

    Irene Sousa

    Lucília Dias