AEAF – Estudo ICILS (International Computer and Information Literacy Study)


Portugal vai participar no estudo ICILS (International Computer and Information Literacy Study), dirigido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O ICILS é o estudo internacional que avalia a literacia digital e de utilização da informação dos jovens que frequentam o 8.º ano de escolaridade. Avalia também as competências do pensamento computacional desses jovens que têm, aproximadamente, 13 ou 14 anos.

O nosso Agrupamento foi selecionado para a realização deste Estudo, através de 2 turmas de 8º ano da ESAF.

Os alunos selecionados responderão a um teste em computador, organizado em módulos constituídos por pequenas tarefas que, geralmente, demoram menos de um minuto a completar. A seguir aos módulos de curta duração, é apresentado um módulo com uma tarefa mais complexa e mais demorada, como a preparação de um póster, de uma apresentação ou de uma página web, utilizando software adequado à tarefa.

Os resultados são confidenciais, não afetam a avaliação individual e serão tratados anonimamente, não havendo lugar à divulgação de resultados individuais de alunos ou de escolas, mas apenas resultados nacionais.

Se desejar, poderá consultar as secções da página do IAVE e da IEA dedicadas a este estudo internacional:

· https://iave.pt/estudo-internacional/timss/

· https://www.iea.nl/studies/iea/icils