2017_icon_mini_lancamento_orcamento_participativo_jovem

Propostas – Orçamento Participativo Escolas 2017 – Alunos

Orçamento Participativo das Escolas do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria 2017

Informações:

a) a votação das propostas será no dia 24 de março (“Dia do Estudante”), entre as 9.30h às 17.00h, nas respetivas escolas.

b) a sessão de apresentação e debate das propostas:

ESAF: dia 16 de março, pelas 17.00 horas, no auditório da escola secundária.

EB2,3 Manhente: dia 20 de março, pelas 16:35 horas na escola básica.

Propostas Apresentadas

Escola Básica 2,3 Manhente

“Uma Nova Escola… Um Novo Futuro”: Proposta OPE MANHENTE

Projeto sala da Proposta OPE Manhente

Regulamento Rádio Manhente

Escola Secundária Alcaides de Faria

“A.F.band”Proposta OPE ESAF

Votação das Propostas dia 24 de março

Resultados_Votação_Propostas_AEAF

2017_icon_mini_lancamento_orcamento_participativo_jovem

Orçamento Participativo Escolas 2017 – Alunos

Orçamento Participativo das Escolas do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria 2017

Nota da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares:

Exmos. Senhores Diretores de Escola/Agrupamento de Escolas

Exmos. Senhores Presidentes de CAP

Como já é do conhecimento de todos, o processo do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) já se iniciou nas nossas comunidades educativas. E fazemos votos que assim continue, com o empenho e participação de todos os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.

Neste mês de fevereiro, os estudantes devem apresentar e discutir as suas propostas, seguindo-se o período de campanha, rumo ao dia de votação – 24 de março, Dia do Estudante. Tratam-se, por isso, de cerca de dois meses importantes para estimular a participação cívica, os valores de cidadania e a capacidade de gestão, interação e debate.

Assim, para juntar ao apoio fundamental de todo o corpo docente, desde o início da semana está disponível um conjunto de materiais dirigidos aos alunos (nos formatos que mais utilizam), para os quais agradecemos a melhor divulgação nas escolas. A saber:

– Uma página de Facebook – www.facebook.com/opescolas – com linguagem adequada aos estudantes e conteúdos que visam estimular a participação;

– Uma conta de Whatsapp – 910106937 – para que os alunos possam enviar as suas perguntas e dúvidas;

– Um sítio na internet – www.opescolas.pt – que foi melhorado e que deve ser agora consultado por todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, etc.

Aos senhores diretores informa-se que, podem encontrar no endereço http://www.opescolas.pt/#/materiais o cartaz oficial do OPE – em formatos A3 e A4 – para que cada escola imprima e espalhe pelos locais mais visíveis.

Contamos com a vossa melhor colaboração.

Maria Manuela Pastor Faria

Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares

SeparadorPost1

Regulamento OPE
Ficha apresentação Proposta OPE
Critérios Validação Proposta OPE

logo_aeaf_Atualizado

Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria – 2016/17

O Plano Anual de Atividades é o documento que elenca, à data, as várias iniciativas e atividades a levar a cabo nas escolas do Agrupamento. É um documento dinâmico e em construção, uma vez que vai sendo, quando oportuno, paulatinamente enriquecido com atividades entretanto propostas pelos agentes educativos.

O Plano Anual de Atividades (2016-17) do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, obteve parecer favorável no Conselho Pedagógico de 15 de fevereiro de 2017 e aguarda aprovação do Conselho Geral.

Atividades a Desenvolver no Ano Letivo 2016/17: PAA_2016-2017 (Vs11)

Os proponentes de atividades (que já constam ou venham a constar) do PAA devem identificar, no relatório da(s) atividade(s), o(s) número(s) de ordem correspondente(s) para que estas sejam identificadas com precisão.

Informamos ainda que já se se encontra disponível a plataforma para a apresentação dos relatórios de atividades, cuja hiperligação é:  https://goo.gl/forms/soYK6EyGV2h4p7YA3

Relembramos também a hiperligação para a apresentação de novas propostas para incluir no PAA: https://goo.gl/forms/Xq0xcIm3tskXHMn83
 

Com os melhores cumprimentos
A Comissão do PAA
Deolinda Costa, Elisa Cunha & Joaquim Areias

logo_aeaf_Atualizado

Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria – 2015/16

O Plano Anual de Atividades é o documento que elenca, à data, as várias iniciativas e atividades a levar a cabo nas escolas do Agrupamento. É um documento dinâmico e em construção, uma vez que será, quando oportuno, paulatinamente enriquecido com atividades entretanto propostas.

Plano Anual de Atividades (2015-16) do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, obteve parecer favorável no Conselho Pedagógico de 13 de janeiro de 2016 e aguarda aprovação do Conselho Geral.

Atividades a Desenvolver no Ano Letivo 2015/16: PAA_2015_2016_aeaf

logo_aeaf_certo

Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria – 2015/16

 

O Plano Anual de Atividades é o documento que elenca, à data, as várias iniciativas e atividades a levar a cabo nas escolas do Agrupamento. É um documento dinâmico e em construção, uma vez que será, quando oportuno, paulatinamente enriquecido com atividades entretanto propostas.

Plano Anual de Atividades (2015-16) do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, obteve parecer favorável no Conselho Pedagógico de 18 de novembro de 2015 e aguarda aprovação do Conselho Geral.

Atividades a Desenvolver no Ano Letivo 2015/16: PAA_2015_2016_aeaf

avisoPSI

Serviços de Psicologia e Orientação Disciplinas Opcionais 12ºano

Com o objetivo de ajudar os alunos a tomarem uma decisão responsável e fundamentada, serão apresentadas tabelas, que para além de facultarem o elenco de disciplinas opcionais para cada curso, permitem aceder à síntese dos conteúdos programáticos abordados para cada disciplina.

 

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS

CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES

separador

OBSERVAÇÕES:

  • No boletim de matrícula deverão ser assinaladas várias disciplinas de opção pretendidas, por ordem de preferência, uma vez que a sua abertura está dependente de um número mínimo de alunos.

 

  • Os exames nacionais, exigidos como prova de ingresso para acesso ao ensino superior, são sempre de disciplinas bienais ou trienais. Nunca sobre as disciplinas anuais de opção do 12º ano.

 

  • Sobre informação de acesso ao ensino superior deverá ser consultado o site www.dges.mctes.pt (acesso ensino superior » índice de cursos » área de formação)

 

  • Qualquer esclarecimento, ou marcação de atendimento, junto dos Serviços de Psicologia e Orientação, da escola secundária, deverá ser efetuado através de e-mail para: spo.af@aeaf.edu.pt

Os programas podem ser consultados na íntegra na página da direção – geral de educação / Currículo e Programas do Ensino Secundário:

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2