Orçamento Participativo Escolas 2017 – Alunos

Orçamento Participativo das Escolas do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria 2017

Nota da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares:

Exmos. Senhores Diretores de Escola/Agrupamento de Escolas

Exmos. Senhores Presidentes de CAP

Como já é do conhecimento de todos, o processo do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) já se iniciou nas nossas comunidades educativas. E fazemos votos que assim continue, com o empenho e participação de todos os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.

Neste mês de fevereiro, os estudantes devem apresentar e discutir as suas propostas, seguindo-se o período de campanha, rumo ao dia de votação – 24 de março, Dia do Estudante. Tratam-se, por isso, de cerca de dois meses importantes para estimular a participação cívica, os valores de cidadania e a capacidade de gestão, interação e debate.

Assim, para juntar ao apoio fundamental de todo o corpo docente, desde o início da semana está disponível um conjunto de materiais dirigidos aos alunos (nos formatos que mais utilizam), para os quais agradecemos a melhor divulgação nas escolas. A saber:

– Uma página de Facebook – www.facebook.com/opescolas – com linguagem adequada aos estudantes e conteúdos que visam estimular a participação;

– Uma conta de Whatsapp – 910106937 – para que os alunos possam enviar as suas perguntas e dúvidas;

– Um sítio na internet – www.opescolas.pt – que foi melhorado e que deve ser agora consultado por todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, etc.

Aos senhores diretores informa-se que, podem encontrar no endereço http://www.opescolas.pt/#/materiais o cartaz oficial do OPE – em formatos A3 e A4 – para que cada escola imprima e espalhe pelos locais mais visíveis.

Contamos com a vossa melhor colaboração.

Maria Manuela Pastor Faria

Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares