Curso: Life Coaching for Teachers happy teachers for better students – Florença – Abril de 2019

1º dia – 1 de abril de 2019

A formação iniciou-se com a apresentação dos professores participantes: uma professora finlandesa, uma estoniana, duas austríacas, duas alemãs e, claro, a equipa portuguesa. O formador, Davide Bassano é dinâmico e simpático.

De seguida fizeram-se exercícios envolvendo emoções e baseados na teoria Gestalt.

2º dia – 2 de abril de 2019

Mais um dia intenso em formação… “Self awareness and life coaching” e “Emotional Intelligence”, seguidas de atividades práticas individuais.
Durante a tarde, e promovida pelo Centro de Formação, tivemos uma visita guiada pela cidade de Florença.

3º dia – 3 de abril de 2019

Mais um dia interessante com a introdução a “Mindfulness”, na valência pessoal e profissional.
Terminámos com exercícios práticos em grupo.

4º dia – 4 de abril de 2019

Iniciámos a sessão com exercícios de reflexão/introspeção sobre como aceitar as emoções e os pensamentos, pelos quais não somos responsáveis, sendo que a palavra-chave é ACEITAÇÃO (Accepting). Somos apenas responsáveis pelo nosso comportamento.

O conceito de “Coaching” implica que alguém oriente e que alguém aprenda. Este processo foca-se no futuro, mas com a energia das experiências passadas determinando um objetivo positivo, pessoal ou profissional e caminhando na sua direção. Implica fazer as melhores escolhas.

Perder o medo de perder o controlo é “Mindfulness”. Cabe a cada um aceitar os seus medos e as suas tensões e, a partir daí, adquirir a capacidade de mudar comportamentos. Por fim fizemos uma atividade em grupo em que cada professor refletiu sobre os pontos de viragem mais importantes da sua vida pessoal/profissional.

5º dia – 5 de Abril

Abordámos “SWOT Analysis for better teachers” com o propósito de alterarmos algo, mesmo que pouco significativo para que consigamos aumentar o nosso nível de satisfação.
Após esta abordagem, realizámos a apresentação de um exercício prático baseado no esquema de “Healthy mind platter”.

Com a pretensão de perceber os conhecimentos adquiridos ao longo desta semana, o formador realizou com o grupo, atividades de role-play e de planificação da alteração de algo que não nos satisfaça completamente. Por fim, procedeu-se à cerimónia de entrega dos certificados, a cada uma das professoras participantes.

6º dia – 6 de Abril

No 6º dia realizou-se uma visita de estudo à região da Toscana com o objetivo de contactar com a cultura e costumes da região. Um dia excelente em grupo.