logoNarizVermelho2017

Operação Nariz Vermelho 2017

A pedido da DGE, divulga-se a campanha deste ano da Operação Nariz Vermelho, que se realiza no dia 1 de junho.

A Operação Nariz Vermelho é uma IPSS que desde 2002 leva alegria às crianças hospitalizadas, aos seus familiares e profissionais de saúde, através de visitas regulares e gratuitas dos Doutores Palhaços – artistas profissionais com formação específica – a mais de 90 serviços de pediatria de 14 hospitais do país.

O DialogoNarizVermelho1 do Nariz Vermelho é uma iniciativa de sensibilização, junto da população escolar, para a importância da solidariedade social e, simultaneamente, uma campanha de apoio com o objetivo de contribuir para a continuidade desta missão que receita alegria a mais de 40 000 crianças hospitalizadas por ano.

Pretende-se que seja um dia diferente nas Escolas, com a realização de diversas atividades (ver http://www.diadonarizvermelho.pt) que ao mesmo tempo possam divertir, educar e sensibilizar os alunos para as questões sociais. É uma campanha de crianças para crianças, celebrada a 1 de junho, Dia da Criança, com o propósito de lembrar todas aquelas que infelizmente não podem celebrar.

Assim, sugere-se que os professores sensibilizem os alunos para que, no dia 1 de junho, tragam alguma peça de vestuário de cor vermelha e balões da mesma cor, alusivos a este dia.NarizVermelho_emb

Sendo uma IPSS, a recolha de donativos poderá ser importante, tentaremos pedir vários materiais (narizes2€ e t-shirts5€) para que os interessados possam comprar e assim contribuir para esta causa!

Tirem fotos nos intervalos! “Construam” um grito de ordem ou música e filmem! Vistam-se de doutores palhaços e transmitam alegria! Sejam Doutor(a) Seringa, Compressa, Soro, Ben-u-ron…

Dêem asas à V. imaginação, podendo ainda tirar ideias do site acima referido!

Bom dia da criança!

As professoras,

Maria Teresa Araújo & Liliana Ribeiro

Concurso_Escola

Contratação de Escola: Abertura de concurso para o Grupo de Recrutamento (290)

Nos termos do n.º 4 do artigo 39° do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, torna-se público que por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, do dia 23 de maio de 2017, se encontra aberto, pelo prazo de 3 dias úteis, a contar do dia 23 de maio de 2017, o procedimento concursal para o preenchimento de 1 (uma) vaga, por horário, na categoria de Professor do:

Grupo Disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica (290)

….

Horário 142

Documento a Descarregar: Edital 70

….

Horário 143

Documento a Descarregar: Edital 71

Concurso_Escola_Final1

Contratação de Escola: Abertura de concurso para o Grupo de Recrutamento (620)

Nos termos do n.º 4 do artigo 39° do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, torna-se público que por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, do dia 10 de maio de 2017, se encontra aberto, pelo prazo de 3 dias úteis, a contar do dia 10 de maio de 2017, o procedimento concursal para o preenchimento de 1 (uma) vaga, por horário, na categoria de Professor do:

Grupo Disciplinar de Educação Educação Física (620)

….

Horário 137

Documento a Descarregar: Edital 67

Lista de Ordenação – Graduação Profissional

Lista Ordenação – Horário 137

Lista de Classificação Final de Horários:

Lista de Classificação Final Horário 137

2017_icon_mini_lancamento_orcamento_participativo_jovem

Propostas – Orçamento Participativo Escolas 2017 – Alunos

Orçamento Participativo das Escolas do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria 2017

Informações:

a) a votação das propostas será no dia 24 de março (“Dia do Estudante”), entre as 9.30h às 17.00h, nas respetivas escolas.

b) a sessão de apresentação e debate das propostas:

ESAF: dia 16 de março, pelas 17.00 horas, no auditório da escola secundária.

EB2,3 Manhente: dia 20 de março, pelas 16:35 horas na escola básica.

Propostas Apresentadas

Escola Básica 2,3 Manhente

“Uma Nova Escola… Um Novo Futuro”: Proposta OPE MANHENTE

Projeto sala da Proposta OPE Manhente

Regulamento Rádio Manhente

Escola Secundária Alcaides de Faria

“A.F.band”Proposta OPE ESAF

Votação das Propostas dia 24 de março

Resultados_Votação_Propostas_AEAF

Literacia3D

LITERACIA 3D

LITERACIA 3D é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência.

Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.

Com esta iniciativa, a Porto Editora pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens.

Sítio do desafio: www.portoeditora.pt/literacia-3d-sobre-a-iniciativa#regulamento

electrao1

Projeto “Escola Electrão”

Escola Electrão: Resultados ESAF 1º Período

A “Escola Electrão” é um projecto da Amb3E, lançado pela primeira vez no ano lectivo de 2008/2009. O objectivo é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço da reciclagem, com a recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas.

Depois do sucesso da 5ª edição, que envolveu mais de 320 escolas, 238.000 alunos e 500 toneladas de resíduos, queremos dar continuidade ao esforço e envolvimento das escolas, até que chegue a 6ª edição em 2017/2018.

Sítio do projecto: www.amb3e.pt/participar/escola/

Assim, este ano lectivo o desafio é reforçar e dar um carácter permanente à ligação com as Escolas, tornando-as locais de recolha da Rede Electrão