Concurso_Escola

Contratação de Escola: Abertura de concurso para o Grupo de Recrutamento (330)

Nos termos do n.º 4 do artigo 39° do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, torna-se público que por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, do dia 21 de maio de 2018, se encontra aberto, pelo prazo de 3 dias úteis, a contar do dia 21 de maio de 2018, o procedimento concursal para o preenchimento de 1 (uma) vaga na categoria de Professor de acordo com o seguinte:

Grupo Disciplinar de Inglês (330)

….

Horário 60

Documento a Descarregar: Edital 17- horário 60

….

Documento a Descarregar: Horário 60

open-minds_9G

Open Minds / ESAF

Open Minds Competion

ganhem uma viagem para toda a turma!

A turma 9ºG da Escola Secundária da Escola Alcaides de Faria, em Barcelos Portugal, foi a vencedora do concurso Open Minds promovido pela Momondo (um website de viagens) em parceria com a CISV International.

Para concorrer, a turma recebeu um Kit Escolar, que continha atividades que visavam ajudar os jovens a compreender melhor o que são estereótipos, a forma como os usamos (por vezes sem nos darmos conta sequer) e o quanto isso tem um papel importante nas nossas escolhas e decisões do quotidiano. O concurso esteve aberto a 16 países diferentes, nomeadamente: Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

9G_ESAF_2017_18

Os felizardos, desacreditados e entusiásticos alunos receberão um prémio no valor de dez mil euros para utilizarem numa viagem com destino à sua escolha. Decidiram escolher a Irlanda, uma vez que já a haviam escolhido como país de estudo no Kit Escolar. Assim, poderão conhecer melhor a sua cultura e mudar os estereótipos que possuem em relação aos irlandeses. Poderão, ainda, ver um mundo novo que os espera, uma vez que é importante relembrar que alguns deles ainda não tiveram a oportunidade de andar de avião, ou até mesmo de sair da sua região, não nos esquecendo que são jovens como estes o nosso futuro.

As participações foram avaliadas com base na turma mais inspiradora, criativa e honesta e os resultados estão à vista!

A professora encarregada Ana Paula Borges cita ainda que nunca colocou a hipótese de ganhar mas sim concorrer “na desportiva” e que quando soube, a alegria com que ficaram os alunos foi contagiante, podendo-se ouvir tanto choros de contentamento como ver abraços de gratidão e felicidade. A professora Ana Paula Borges diz ainda que esta viagem é muito importante uma vez que, no próximo ano letivo os alunos terão de decidir o seu futuro e deixarão de estar junto quer um dos outros quer da professora por quem os mesmos nutrem muito carinho.

A turma gostaria ainda de agradecer à Momondo pela oportunidade e por lhe abrirem horizontes que estavam até agora fechados, deixando ainda um agradecimento especial à professora por tê-los incentivado a participar nesta experiência que nunca irão esquecer.

open-minds

UPCavado

1º concurso Municipal de Ideias de Negócio UP Cávado – ESAF

A Escola Secundária Alcaides de Faria participou no 1º concurso Municipal de Ideias de Negócio UP Cávado ­— empreendedorismo nas escolas, realizado no dia 2 de maio, no Teatro Gil Vicente.

Dois grupos de alunos, da turma 11P5, do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica, representaram a nossa Escola e realizaram uma apresentação pública das suas ideias empreendedoras.

O grupo SUCAIR, constituído pelos alunos André Oliveira, Daniel Gonçalves, Guilherme Oliveira e Pedro Freitas, apresentou uma cadeira multifunções, com funcionalidades inovadores, para utilização em cabeleireiros.

SUCAIR_IMG_0562   SUCAIR_IMG_0580

Por seu turno, o grupo MOJACK, constituído pelos alunos, Diogo Silva, Eduardo Oliveira, João Ferreira e Vítor Oliveira, propôs umas muletas extensíveis que, pela sua configuração inovadora, permitem reduzir o seu tamanho, de modo a facilitar o acesso a locais exíguos, nomeadamente na entrada em veículos de transporte.

MOSACK_HEALTH_IMG_0571   MOSACK_HEALTH_IMG_0581

Os alunos contaram com a orientação dos professores João Peixoto e José Afonseca, da Área Disciplinar de Mecânica, bem como, dos técnicos Rita Vital e Tiago Rodrigues, da empresa GesEntrepreneur.

O projeto ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’ é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria os Municípios Associados e cofinanciado pelo POCTEP Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Comunidade Territorial de Cooperação entre as regiões do Cávado, Alto-Minho e Ourense.

Parabéns aos participantes!

Exames Nacionais1

Exames e Provas de Equivalência à Frequência -2018

CALENDÁRIO DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA:

 

Informações aos Alunos e Encarregados de Educação do 3º ciclo:

PROVAS DE AFERIÇÃO – 8º ANO

 

Normas para os Alunos (3º CICLO ENSINO BÁSICO e ENSINO SECUNDÁRIO):

EXAMES NACIONAIS E PROVAS FINAIS CICLO – 2018

 

CALENDÁRIO DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA:

1ªFase – 9º Ano de Escolaridade -2018

 

1ªFase – 11º e 12º Ano de Escolaridade-2018
LivrosReut1

“Livros que reaparecem” – reutilização de livros em uso na ESAF

Projeto:Livros que Reaparecem

reutilização de livros em uso na E.S.A.F., em vigor na escola desde 2009.

 

Objetivos:

  • Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de proteger o ambiente reduzindo os resíduos, neste caso livros escolares;
  • Criar hábitos, atitudes e comportamentos cívicos e sociais de solidariedade com o outro, permitindo o acesso a livros escolares gratuitos;

 

Como funciona:

  • Entrega os livros escolares usados no final do ano letivo, na papelaria da escola (onde preencherás uma ficha de entrega/pedido) e na medida das entregas recebidas e sempre com equidade, receberás livros de volta para o ano seguinte.
  • Momentos de Receção/Troca de livros:

no final de julho;

em agosto;

no início de setembro.

 

A coordenadora: profª Helena Santos

 

Nota: a troca de livros é para todos os alunos independentemente de ter escalão de ASE ou não.
Concurso_Escola_Final1

Contratação de Escola: Abertura de concurso para o Grupo de Recrutamento (350)

Nos termos do n.º 4 do artigo 39° do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, torna-se público que por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, do dia 26 de abril de 2018, se encontra aberto, pelo prazo de 3 dias úteis, a contar do dia 26 de abril de 2018, o procedimento concursal para o preenchimento de 1 (uma) vaga na categoria de Professor de acordo com o seguinte:

Grupo Disciplinar de Espanhol (350)

….

Horário 59

Documento a Descarregar: Edital 16 – horário 56

 

Lista de Ordenação – Graduação Profissional

Lista Ordenada – Horário 59

Cartaz_BESAF Foto 2018

11.º edição do Concurso de Fotografia BESAF 2018

Com particular interesse para os alunos da ES Alcaides de Faria, aí está mais um desafio: captar a luz dos livros, dos leitores, do ato de ler… e o que à imaginação criativa se lhe aprouver, desde que gravite em torno do tema do Concurso de Fotografia BESAF Foto – 11.ª edição, que a biblioteca da ESAF promove há mais de uma década e que persiste, pois têm sido muitas as agradáveis surpresas saídas das câmaras e da criatividade dos nossos alunos.

O tema deste ano é: Livros, Leitura e Leitores… A data limite para entrega das fotos (até 2) vai até 27 de abril de 2018, via email da biblioteca da ESAF ou em mão (no balcão de atendimento).

Mais uma vez contamos com a participação dos alunos (3.ª Ciclo e Ens. Secundário – regular / profissional), mas também com a colaboração dos docentes da escola por via do incentivo motivacional.

Vamos a isto? Parte, de olhos bem abertos, em busca de bons motivos.

Consulta o regulamento:

Regulamento Concurso de Fotografia_BESAF2018