Baile de Gala do 11ºano da ESAF – 2022


No dia 8 de julho de 2022, realizar-se-á pela primeira vez na Quinta das Princesas um Baile de Gala para os alunos do 11ºano do ensino regular da ESAF.

Com a realização deste evento pretende-se fortalecer as relações interpessoais entre os intervenientes, bem como enriquecer a articulação escola-meio, promovendo a participação dos pais e encarregados de educação e a comunidade educativa no seu todo.

Semana da Empatia

“Sentir com o outro”- 21 a 25 de fevereiro. 2022

Todos desejamos ver acontecer uma verdadeira revolução de empatia! ​Entre 21 e 25 de fevereiro, todos os parceiros da rede da Academia de Líderes Ubuntu- “Eu sou porque tu és” (Programa da DGE da qual a ESAF faz parte) estão convidados a participar, implementando as suas propostas criativas de atividades ou, seguirem as sugestões da Academia de Líderes Ubuntu.


EMPATIA COM MÚSICA

Nos momentos de intervalo, haverá música nos átrios da escola e serão convidados, todos os elementos da comunidade a usarem esse momento para tocarem/cantarem/dançarem/animarem temas que sensibilizem para a empatia.

Para participarem,  nesta atividade, devem inscrever-se no formulário do link abaixo:

Link INSCRIÇÃO DE ATIVIDADES

FILME (CURTA) EMPATIA

Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, no 3º ciclo,  todas as turmas são convidadas a visualizarem a Curta  “Umbrela” e explorar a mensagem da curta (ficheiro anexo).

Links da Atividade:

Link do VÍDEO

Link da FICHA DE EXPLORAÇÃO

JARDIM DA EMPATIA

A comunidade cultivará um jardim de origamis de tulipas, com frases alusivas à empatia, e será convidada a construir a sua flor, colocá-la no jardim ou oferecê-la a quem entender, dentro ou fora da comunidade escolar.

EMPATIA INTERCULTURAL

No dia 24.fev., em parceria com as atividades da Biblioteca, alusivas ao “Feliz ano novo chinês… outra vez!” far-se-á a inclusão de outras culturas nesta semana da Empatia.

MOLDURA EMPÁTICA

Circulará, pela escola, uma moldura alusiva à Empatia, com frases  sobre como ser empático, que permitirão, aos interessados, tirar selfies para postarem  depois no padlet da atividade.

PADLET EMPATIA

Toda a comunidade será convidada a entrar num Padlet e registar os momentos mais empáticos, com comentários, fotos e vídeos. 

Link do PADLET


Atividades Desportivas dia 17 de dezembro 2021

A Área Disciplinar de Educação Física informa que serão desenvolvidas várias atividades desportivas no dia 17 de dezembro, sob a forma de torneios, proporcionando aos alunos momentos de convívio desportivo.

  • Torneio de Basquetebol 3X3, fase de escola, para apurar as equipas que irão representar a escola na fase distrital .
  • Torneio de Voleibol 4X4 (3º ciclo das 14:00h às 16:00h / Secundário das 16:00h às 18:00h)
  • Torneio de Ténis
  • Torneio de Voleibol 4X4
  • Torneio de Basquetebol 3X3
  • Torneio de Ténis
  • “Férias em Movimento, é na ESAF”

    A Área Disciplinar de Educação Física convida todos os alunos do Agrupamento a aparecer na ESAF nos dias 20, 21 e 22 de dezembro (2ª, 3ª e 4ª f), das 14.30h às 17.30h, para praticar atividade física, contribuindo assim para o seu bem estar e uma melhor saúde.
    Apareçam e tragam alguns amigos, praticando a Atividade Física e/ou o Desporto que quiserem, num ambiente saudável e seguro.
    Esperamos por vocês. Venham e divirtam-se.

    Christian David Leonard Garcia, ex-aluno do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, recebe Bolsa Sara Carreira.


    Christian David Leonard Garcia, ex-aluno do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, recebe Bolsa Sara Carreira, possibilitando assim realizar o sonho de estudar engenharia.

    O jovem de 19 anos que veio da Venezuela à procura de um futuro melhor, frequentou o Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica (2018-2021), na Escola Secundária Alcaides de Faria do AEAF – Barcelos, tendo concluído o mesmo com média superior a 19 valores, quadro de excelência do Agrupamento.


    Visualizar no site oficial da SIC:

    sic.pt –> Programas –> Sementes do Futuro –> Videos

    ou

    2021-11-01-Christian-Leonard-Veio-da-Venezuela-a-procura-de-um-futuro-melhor-Vou-poder-aprender-sem-sobrecarregar-os-meus-pais

    21st Century Active Citizenship

    O Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria vai dinamizar o projeto “21st Century Active Citizenship”, a decorrer presenciamente e online de 28-30 de junho de 2021. Este projeto, iniciado em 2019, envolve alunos e professores de escolas parceiras da Itália e Bulgária.

    Os Direitos Humanos, a igualdade e a diversidade na sala de aula estão na base das atividades a desenvolver, envolvendo música, dança, artes plásticas e tecnologias educativas.

    Devido à pandemia, apenas os participantes búlgaros puderam viajar, mas com o uso das tecnologias e da videoconferência os participantes italianos poderão interagir e acompanhar, em tempo real, todas as atividades planeadas. Do programa, destacam-se as apresentações alusivas ao tema, o diagnóstico na identificação das dificuldades vividas em meio escolar e a elaboração de um plano de ação, por parte dos alunos. Paralelamente, os professores vão partilhar estratégias, metodologias e recursos digitais para tornar a sala de aula mais inclusiva. No período da tarde, os participantes portugueses e búlgaros terão a oportunidade de visitar as cidades e monumentos mais emblemáticos da região.