Parlamento dos Jovens – AEAF 2025


Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa, tem por objetivos:

Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.


O Programa desenvolve-se em três fases, ao longo do ano letivo, que são semelhantes para as sessões do ensino básico e do ensino secundário – Sessão Escolar (realizada em cada escola que se candidatou ao programa); Sessão Distrital (no distrito a que pertence o concelho da escola em causa – no nosso caso em Braga); Sessão Nacional (decorre na Assembleia da República).

Este ano em que se comemora os 30 anos de existência do Programa (iniciou em 1995), o tema escolhido é: Novas Tecnologias, oportunidades e desafios para os jovens.

A Escola Secundária Alcaides de Faria, fez-se representar na Sessão Distrital que decorreu no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Braga na passada terça-feira (dia 18), pelos alunos Daniel Filipe Barbosa Senra e Sara Isabel Barbosa Martins, na qualidade de deputado e deputada efetiva, a aluna Matilde Cardoso Lamela enquanto deputada suplente e pelo professor José Maria Cardoso como coordenador do programa do ensino secundário.

Este/as aluno/as do 12º ano Turma E, tiveram uma participação muito ativa e demostraram grande capacidade de argumentação na defesa das propostas apresentadas, bem como no esclarecimento às perguntas formuladas sobre a eficiência e exequibilidade das medidas sugeridas.

Num total de 42 escolas secundárias do distrito presentes na sessão, a Escola Secundária Alcaides de Faria ficou em 4º lugar por votação de um universo de eleitores de 82 deputado/as. Este resultado eleitoral apurou a nossa escola para a Sessão Nacional a decorrer na Assembleia da República, nos dias 26 e 27 de maio.  Pelo mérito demostrado que muito dignifica a escola e que enaltece o papel relevante da participação cidadã dos jovens na vida social e politica da escola, da localidade e do país, o Senhor Diretor do Agrupamento e toda a comunidade escolar parabeniza e felicita o/as referidos aluno/as.

ERASMUSDAYS – ALL OVER EUROPE

Clube dos Projetos EuropeusAEAF

14 e 16 de outubro 2024

Nos dias 14 e 16 de Outubro, serão realizados os Erasmus Days na Escola Secundária Alcaides de Faria. As apresentações e atividades serão realizadas em vários locais da escola sob o tema Unidos na Diversidade.

Está atento ao programa da ESAF: #esafclubeeuropeu

Exposição de Maquetes: Senhorios laicos e eclesiásticos


O Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, convida VªExª para inauguração da Exposição das maquetes dos alunos do 7ºano da Escola Básica de ManhenteSenhorios laicos e eclesiásticos no âmbito da disciplina de História, a realizar no dia 13 de maio, às 10,30, na Torre de Menagem da Igreja de Manhente, numa parceria com a Junta de Freguesia de Manhente.

Festival BARRO À PAREDE


A 1ªEdição da “Bienal Cultura & Educação 2023 – Retrovisor: uma história do futuro” é um evento nacional do Plano Nacional das Artes que decorrerá de 1 de março a 30 de junho de 2023. Esta Bienal é dirigida à infância e juventude, e visa refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.

BARRO À PAREDE
VISÃO – Um festival – uma série de eventos culturais ligados à olaria e às artes do barro, um lugar de encontro, uma celebração de várias manifestações artísticas.
MISSÃO – Este festival promove vivências culturais e criativas numa escola onde todos os alunos e alunas gostam de estar: permite aos alunos conhecer e valorizar o seu património local e a sua herança cultural ligada às práticas artísticas artesanais.
PARA QUEM? – Alunos/ crianças e jovens das várias faixas etárias das escolas do agrupamento, cidadãos de todas as idades.
ONDE? – No Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria e na cidade de Barcelos.
QUANDO? – De 1 de março a 30 de junho de 2023.
COM QUEM? – Com as escolas Agrupamento, os criadores, as autarquias, os municípios e as instituições públicas e privadas.

Festival BARRO À PAREDE, de 01/03 a 30/06, no Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.


BARRO À PAREDE | PROGRAMAÇÃO



Link da Bienal Cultura e Educação 2023:

https://bienalculturaeducacao.org/

Clube do Desporto Escolar do Agrupamento Alcaides de Faria


O Clube do Desporto Escolar do Agrupamento: Tem como finalidade promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade e contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

A participação nas atividades do Clube é gratuita e todo o material e equipamento necessários à competição é fornecido pela escola.

2024/2025

Baile de Gala do 11ºano da ESAF – 2022


No dia 8 de julho de 2022, realizar-se-á pela primeira vez na Quinta das Princesas um Baile de Gala para os alunos do 11ºano do ensino regular da ESAF.

Com a realização deste evento pretende-se fortalecer as relações interpessoais entre os intervenientes, bem como enriquecer a articulação escola-meio, promovendo a participação dos pais e encarregados de educação e a comunidade educativa no seu todo.