Projetos/Eventos PNA

Projeto CINARTS (ENTRAR)

Projeto para mediadores, professores e alunos que cruza as artes visuais e o cinema na perspetiva arte&educação, com materiais e propostas para sala de aula

Mais de 200 filmes disponíveis para instituições e coletividades (ENTRAR)

Cinemateca Digital Anilupa é uma plataforma online, que reúne mais de 200 filmes de animação organizados por várias categorias e temáticas, que foram realizados pelos grupos de crianças, jovens e adultos. Com o intuito de promover a utilização deste património cinematográfico para fins educativos e culturais, a plataforma proporciona acesso gratuito às escolas e outras instituições do âmbito educativo, cultural ou social. O desenvolvimento da plataforma online da Cinemateca Digital foi realizado com apoio do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense.

Apresentação da Cinemateca Digital Anilupa

Evento de apresentação da Cinemateca Digital Anilupa do Centro Lúdico da Imagem Animada ANILUPA, valência da Associação de Ludotecas do Porto, que irá acontecer em formato online, no próximo dia 19 de janeiro, quarta-feira, às 16h30.

Acesso ao evento: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84817609905

Evento online | 19 JAN 2022 | 16h30

O evento do lançamento da plataforma “Cinemateca Digital Anilupa” é dirigido a professores, educadores, animadores e outros agentes educativos e culturais. Para além da apresentação das potencialidades e do funcionamento da Cinemateca Digital, pretende-se neste evento criar um espaço da reflexão e partilha sobre cinema enquanto arte e recurso pedagógico em diversos contextos educativos. Deixamos o convite a todos os participantes para intervir na discussão e na partilha das experiências no debate que terá os contributos do José Manuel Silva, docente licenciado em Ciências de Educação, Guilherme Rodrigues, docente do 1º Ciclo do Ensino Básico e Município do Porto.

Equipa do CLIA Anilupa

www.anilupa.pt | tel. 222081213 | info@anilupa.pt

“Onde Está o Gil?”(ENTRAR)

A atividade “Onde Está o Gil?” – Visita Virtual ao Mundo do Teatro conduzida por Gil Vicente já se encontra disponível .

“Visita Virtual ao Mundo do Teatro”

Visita em vídeo, conduzida por Gil Vicente, é o núcleo central de um projeto que pretende dar a conhecer o teatro visto desde dentro porque o teatro não é apenas os atores que representam a cada dia o espetáculo que o público pode ver. O teatro é também o resultado do trabalho de uma enorme equipa de fazedores: artistas, técnicos, atores, produtores, etc. normalmente invisível para o público em geral.

“Entrevistas & Testemunhos”

Dá a conhecer através de dezenas de entrevistas e centenas de perguntas a variedade das profissões associadas à criação de um espetáculo.

“Fichas de Atividades Pedagógicas”

Organizadas por ciclos de ensino procuram consolidar e alargar o interesse dos alunos sobre a temática das profissões ligadas à criação de um espetáculo.