Projetos/Eventos PNA

Festival BARRO À PAREDE

01/03 a 30/06

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.

Mais Informação



DIA 5 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA – DESAFIOS

Em 2019, a Unesco proclamou o dia 5 de maio como o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. A nossa Língua, para além de ser uma das mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes, é também a mais falada no hemisfério sul.

Para assinalar esta data, o Plano Nacional das Artes propõe o seguinte desafio às crianças e aos jovens:

Criação e envio para o PNA de trabalhos em vídeo e outros suportes, que façam a exploração criativa da língua portuguesa, tendo em conta a sua dimensão polifónica (os vários sotaques, as diferenças, a riqueza de uma língua falada de formas diferentes em todo o mundo) e/ou o português nas diversas formas de expressão artística.

Os trabalhos deverão ter a duração máxima de um minuto e seguir as indicações técnicas anexas, bem como respeitar as normas da Lei no que diz respeito aos Direitos de Autor.

O prazo limite para envio dos trabalhos é até às 12 horas do dia 2 de maio.

Os trabalhos que respeitarem as condições acima descritas serão depois divulgados nas redes sociais PNA.

Apresentamos, em anexo, algumas sugestões/inspirações de formatos para os trabalhos, que não invalidam quaisquer outros que pretendam explorar.



Atividade do PNA – Mochila Cultural Digital PNA: “Musical Clean Water Act” – 12 de maio

O Plano Nacional das Artes, em parceria com o Agrupamento de Escolas (AE) da Bemposta, em Portimão, tem o prazer de convidar os vossos alunos do 3º Ciclo do Ensino do Básico e do Ensino secundário a assistirem à transmissão em direto do espetáculo teatral “MUSICAL CLEAN WATER ACT”, apresentado no TEMPO, Teatro Municipal de Portimão, com encenação de Jenny O. Jacobsson e interpretação dos alunos do Ensino Integrado de Música e dos Cursos Profissionais de Instrumentista de Jazz, de Cordas e Tecla e de Intérprete Ator/Atriz, do AE da Bemposta.

Trata-se de um Musical, que inclui música clássica, jazz e dança, com um novo olhar sobre o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, adaptado ao contexto algarvio. As famílias Montéquio e Capuleto transformam-se em locais e estrangeiros cuja rivalidade antiga é inflamada por um concurso, “The Clean Water Act”. A competição é iniciada com boa intenção, mas dá origem à ganância no coração da população, gerando divisão, desconfiança, antagonismo. Aborda-se a temática da diversidade através do choque cultural, fundamentado no território.

Acontecerá no dia 12 de maio, 5.ª feira, pelas 10h30 e 9h30 nos Açores, e terá a duração de, aproximadamente, 70 minutos.

Temos também o prazer de vos convidar a participar na conversa Arte e Cultura – agentes promotores da cidadania, com o Comissário do PNA, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, o Delegado Regional de Educação do Algarve e a Vereadora da Educação e da Cultura de Portimão e os intérpretes, estando previsto o término da Mochila Cultural para as 12h30.

A transmissão será feita por streaming e em direto, através do canal Youtube da DGEstE:

https://www.youtube.com/c/DGEstEMinisteriodaEducacao

Esta iniciativa integra a nossa iniciativa Mochila Cultural Digital, no âmbito do Plano de Recuperação de Aprendizagens Escola + 21/23.



Projeto CINARTS (ENTRAR)

Projeto para mediadores, professores e alunos que cruza as artes visuais e o cinema na perspetiva arte&educação, com materiais e propostas para sala de aula



Mais de 200 filmes disponíveis para instituições e coletividades (ENTRAR)

Cinemateca Digital Anilupa é uma plataforma online, que reúne mais de 200 filmes de animação organizados por várias categorias e temáticas, que foram realizados pelos grupos de crianças, jovens e adultos. Com o intuito de promover a utilização deste património cinematográfico para fins educativos e culturais, a plataforma proporciona acesso gratuito às escolas e outras instituições do âmbito educativo, cultural ou social. O desenvolvimento da plataforma online da Cinemateca Digital foi realizado com apoio do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense.

Apresentação da Cinemateca Digital Anilupa

Evento de apresentação da Cinemateca Digital Anilupa do Centro Lúdico da Imagem Animada ANILUPA, valência da Associação de Ludotecas do Porto, que irá acontecer em formato online, no próximo dia 19 de janeiro, quarta-feira, às 16h30.

Acesso ao evento: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84817609905

Evento online | 19 JAN 2022 | 16h30

O evento do lançamento da plataforma “Cinemateca Digital Anilupa” é dirigido a professores, educadores, animadores e outros agentes educativos e culturais. Para além da apresentação das potencialidades e do funcionamento da Cinemateca Digital, pretende-se neste evento criar um espaço da reflexão e partilha sobre cinema enquanto arte e recurso pedagógico em diversos contextos educativos. Deixamos o convite a todos os participantes para intervir na discussão e na partilha das experiências no debate que terá os contributos do José Manuel Silva, docente licenciado em Ciências de Educação, Guilherme Rodrigues, docente do 1º Ciclo do Ensino Básico e Município do Porto.

Equipa do CLIA Anilupa

www.anilupa.pt | tel. 222081213 | info@anilupa.pt



“Onde Está o Gil?”(ENTRAR)

A atividade “Onde Está o Gil?” – Visita Virtual ao Mundo do Teatro conduzida por Gil Vicente já se encontra disponível .

“Visita Virtual ao Mundo do Teatro”

Visita em vídeo, conduzida por Gil Vicente, é o núcleo central de um projeto que pretende dar a conhecer o teatro visto desde dentro porque o teatro não é apenas os atores que representam a cada dia o espetáculo que o público pode ver. O teatro é também o resultado do trabalho de uma enorme equipa de fazedores: artistas, técnicos, atores, produtores, etc. normalmente invisível para o público em geral.

“Entrevistas & Testemunhos”

Dá a conhecer através de dezenas de entrevistas e centenas de perguntas a variedade das profissões associadas à criação de um espetáculo.

“Fichas de Atividades Pedagógicas”

Organizadas por ciclos de ensino procuram consolidar e alargar o interesse dos alunos sobre a temática das profissões ligadas à criação de um espetáculo.