Open Minds / ESAF

Open Minds Competion

ganhem uma viagem para toda a turma!

A turma 9ºG da Escola Secundária da Escola Alcaides de Faria, em Barcelos Portugal, foi a vencedora do concurso Open Minds promovido pela Momondo (um website de viagens) em parceria com a CISV International.

Para concorrer, a turma recebeu um Kit Escolar, que continha atividades que visavam ajudar os jovens a compreender melhor o que são estereótipos, a forma como os usamos (por vezes sem nos darmos conta sequer) e o quanto isso tem um papel importante nas nossas escolhas e decisões do quotidiano. O concurso esteve aberto a 16 países diferentes, nomeadamente: Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

9G_ESAF_2017_18

Os felizardos, desacreditados e entusiásticos alunos receberão um prémio no valor de dez mil euros para utilizarem numa viagem com destino à sua escolha. Decidiram escolher a Irlanda, uma vez que já a haviam escolhido como país de estudo no Kit Escolar. Assim, poderão conhecer melhor a sua cultura e mudar os estereótipos que possuem em relação aos irlandeses. Poderão, ainda, ver um mundo novo que os espera, uma vez que é importante relembrar que alguns deles ainda não tiveram a oportunidade de andar de avião, ou até mesmo de sair da sua região, não nos esquecendo que são jovens como estes o nosso futuro.

As participações foram avaliadas com base na turma mais inspiradora, criativa e honesta e os resultados estão à vista!

A professora encarregada Ana Paula Borges cita ainda que nunca colocou a hipótese de ganhar mas sim concorrer “na desportiva” e que quando soube, a alegria com que ficaram os alunos foi contagiante, podendo-se ouvir tanto choros de contentamento como ver abraços de gratidão e felicidade. A professora Ana Paula Borges diz ainda que esta viagem é muito importante uma vez que, no próximo ano letivo os alunos terão de decidir o seu futuro e deixarão de estar junto quer um dos outros quer da professora por quem os mesmos nutrem muito carinho.

A turma gostaria ainda de agradecer à Momondo pela oportunidade e por lhe abrirem horizontes que estavam até agora fechados, deixando ainda um agradecimento especial à professora por tê-los incentivado a participar nesta experiência que nunca irão esquecer.

open-minds